AVIAÇÃO

Embraer tem o jato executivo mais utilizado nos EUA e mira mercado da Índia e da China

Jato executivo da Embraer é o mais utilizado nos EUA em 2023, um recorde histórico; empresa de São José também aposta em mercados emergentes como Índia e China

Por Xandu Alves | 02/09/2023 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Divulgação

Phenom 300E da Embraer
Phenom 300E da Embraer

Após os reveses com a pandemia do coronavírus e a quebra do acordo comercial com a Boeing, que custaram caro à Embraer, a fabricante de aviões com sede em São José dos Campos celebra resultados positivos neste ano.

No maior mercado de aviação do mundo, a Embraer teve os jatos executivos da família Phenom como os mais usados nos Estados Unidos, feito inédito para a empresa brasileira.

Os Estados Unidos concentram 80% dos voos desse tipo de avião em todo o mundo.

Em agosto, segundo dados da FAA (Administração Federal de Aviação, na sigla em inglês), a soma anual de pousos e decolagens de modelos da família Phenom chegou a 360,9 mil, ultrapassando em 1.400 viagens o jato norte-americano Cessna Citation.

Modelos do jato Citation lideraram o mercado americano desde que as medições começaram a ser feitas, em 2001. O agora já descontinuado avião Hawker 800 liderou nos anos de 2007 e 2008.

A conquista foi celebrada pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB): “Foguete não dá marcha-ré! O Phenom 300, avião produzido pela Embraer, tornou-se o jato mais popular dos EUA, desbancando seus concorrentes”, escreveu ele na conta oficial no Twitter.

“Uma prova cabal da confiança dos passageiros estadunidenses na segurança e qualidade das aeronaves da Embraer, que é um orgulho nacional.”

MODELO

Mais do que a marca na aviação, a liderança nos EUA recompensa uma aposta feita pela Embraer para atuar no país, com um modelo de negócio baseado em grandes operadoras vendendo serviços a vários clientes compartilhados.

Uma das maiores empresas do setor nos EUA, de propriedade do bilionário Warren Buffett, a NetJet fechou um acordo com a Embraer para comprar 100 modelos do Phenom 300E, o jato de maior capacidade da família, por US$ 1,2 bilhão.

Muitos dos aviões operados dessa forma acabam sendo comprados depois por seus usuários.

Em maio deste ano, a mesma NetJet fez outro acordo com a Embraer para comprar até 250 jatos executivos Praetor 500, modelo maior e com mais autonomia da fabricante brasileira. O negócio gira em torno de US$ 5 bilhões (R$ 25 bilhões).

Cruzando o globo terrestre, a Embraer faz ações para conquistar dois mercados mundiais: Índia e China.

A fabricante concluiu nesta semana o “C-390 Millennium Day” em Nova Déli, evento que reuniu representantes de entidades públicas e privadas da indústria aeroespacial e de defesa da Índia.

“O evento foi uma ótima oportunidade para aprofundar a relação com os players da indústria local e fortalecer o C-390 Millennium no país”, disse Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “As conversas foram interessantes e abriram o caminho para construirmos uma proposta customizada para a Índia e a Força Aérea Indiana”.

Na China, a empresa segue negociando para vender seus jatos comerciais no país, cujas rotas regionais demandarão milhares de aeronaves para as próximas décadas.

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