TAUBATÉ

Prefeitura de Taubaté amplia o Programa Saúde na Escola

Governo municipal amplia o Programa Saúde na Escola, que vai atender 41 mil alunos do Sistema Municipal de Ensino em 2023 e 2024 com ações de prevenção em 117 escolas

Por OVALEBrandStudio | 27/08/2023 | Tempo de leitura: 2 min

Caíque Toledo / OVALE

Aluna Heloísa Ribeiro, 8 anos, da EMIEF Prof. Emílio Simonetti, em atendimento odontológico na escola
Aluna Heloísa Ribeiro, 8 anos, da EMIEF Prof. Emílio Simonetti, em atendimento odontológico na escola

Educação com Saúde.

Taubaté conta com o PSE (Programa Saúde na Escola) há 10 anos, mas que atendia 2.200 alunos.

De forma pioneira, a Prefeitura ampliou o programa e mais de 41 mil alunos serão beneficiados em 2023 e 2024, em 117 escolas da cidade.

A gestão municipal investe em três áreas essenciais para a formação integral dos alunos: olhos, ouvidos e dentes, que têm impacto direto na aprendizagem das crianças.

O Sistema Municipal de Ensino de Taubaté passou a realizar triagem auditiva em crianças matriculadas na Educação Infantil. O objetivo é a detecção precoce de alterações auditivas e encaminhamentos para exames auditivos mais completos e tratamento.

Além disso, os alunos passam por consulta oftalmológica para detectar eventuais alterações na visão e por visitas regulares ao dentista. Detalhe: 10 escolas da rede já contam com consultório odontológico, sendo três conveniadas.

Há ainda o Odontomóvel (consultório odontológico itinerante) e a Equipe de Prevenção Odontológica, que visitam as escolas que não têm consultório de dentista instalado.

Em complemento aos atendimentos regulares em saúde nas escolas, a Prefeitura de Taubaté lança campanhas para tratar de outros importantes assuntos para o bom desenvolvimento de crianças e adolescentes, como o Combate à Obesidade Infantil.

APROVAÇÃO

Na EMIEF Prof. Emílio Simonetti, no Bosque da Saúde, os alunos aprovaram as ações de prevenção na saúde bucal.

"Acho bem legal, se precisar pode examinar. Se tiver dor [de dente], se acontecer alguma coisa, não precisa nem chamar a mãe, já faz tudo aqui mesmo e avisa na agenda", disse Júlia Araújo Alves dos Santos, 9 anos e aluna do 4º ano.

"É legal porque não precisa faltar na escola para ir ao dentista. Já aprendi a fazer escovação aqui na escola e isso vai me evitar problemas nos meus dentes. Até flúor já passei", contou o aluno do 5º ano Breno Massayuki Tamane, 10 anos.

Segundo a dentista Luciana Nicoliello Sampaio, a aceitação das crianças é muito boa.

"A presença diária do dentista na escola faz com que os alunos se acostumem e não tenham medo. Além do tratamento preventivo (orientações de escovação e higiene), realizamos o tratamento curativo dentro da própria escola, dando comodidade aos pais que não precisam levar as crianças", afirmou.


Publicidade Nativa: produzido por ‘OVALE BrandStudio’, este conteúdo patrocinado é considerado material publicitário e não faz parte do núcleo editorial e jornalístico de OVALE.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.