Nas últimas semanas tenho assistido a repercussão sobre o retorno da calça Capri. Aliás um retorno previsível depois que voltamos a encontrar nas vitrines a calça cargo, a calça de cintura baixa e tantas outras releituras lá dos anos 2000. A moda anda saudosa ou sem ideias?
A verdade é que a última grande invenção na moda foi a minissaia nos anos 60, que apesar da origem incerta foi popularizada pelo estilista francês André Courrèges. De lá para cá assistimos releituras e mais releituras.
Longa para ser considerada uma bermuda (que aliás também anda bem em alta no mundo da moda) e curta para ser chamada de calça – a grande aposta do verão fica entre o fim do joelho (quase um palmo abaixo) e acima da canela.
A calça Capri com certeza será mais uma daquelas peças que dividirá opiniões e assim preciso reforçar que não é o que você veste e sim como você veste que faz toda a diferença.
Ela esteve presente nos desfiles de primavera-verão 2023 de várias marcas como Jacquemus e Versace variando os estilos e a presença, de um ar descolado até conferindo feminidade e elegância como parte de um terno.
Minha aposta é que muito dessas releituras dos anos 2000 chegam a ser caricatas, mas nem por isso devemos torcer o nariz para elas. Podemos enxergá-las como a novidade, a pitada de moda no nosso estilo. Manter nossa essência e seguir se divertindo com as novidades. Afinal a melhor maneira de seguir as tendencias é ir acrescentando informações de moda e referencias conforme nossos interesses e oportunidade de uso. Afinal nem o guarda-roupa mais perfeito, estruturado e inteligente é engessado.
Aliás ao torcer o nariz para a calça Capri é fato que você deixará de lado uma ótima opção para criar looks confortáveis, estilosos, frescos e práticos para os dias mais quentes.
E já prevendo comentários do tipo “Fran, tenho a perna fina para usar essa calça” ou “Fran, como eu faço para usar se tenho a perna grossa” (é sempre assim!), já sigo dizendo que não existe receita de bolo na moda, mas generalizando uma resposta – quem tem a perna mais fina será mais fácil usar uma opção agarradinha, quem tem uma perna mais grossa pode optar por modelagens mais soltinhas.
A calça Capri é uma calça mais slim então será interessante buscar o equilíbrio nas proporções quando pensar na parte de cima e nos pés particularmente minha aposta será tênis, rasteiras, e as também em fase de “estávamos com saudade” sapatilhas. Opções que trazem o ar solar do verão, o que faz todo o sentido já que o nome da calça Capri vem do uso do modelo por Gracy Kelly em suas férias de verão em Capri.