
Frases motivacionais, postagens sobre superação, selo de verificado e mais de 15 mil seguidores. Era desta forma que Mizael Honório, de 30 anos, autor dos tiros que mataram Karen Gabriela Almeida Martins, 20, sua ex-namorada, e uma amiga dela, se apresentava pelas redes sociais, sobretudo no Instagram, onde tinha uma navegação mais recorrente.
O crime ocorreu nesta segunda-feira (24). Sua última publicação com foto, em que o rapaz aparece em uma selfie, foi no dia 25 de abril (terça-feira). Nela, ele novamente se manifesta de forma motivacional na descrição: “Lute. Acredite. Conquiste. Perca. Deseje. Espere. Alcance. Invada. Caia. Seja tudo o quiser ser, mas, acima de tudo, seja você sempre”.
No post , inclusive, já é possível ler comentários recentes de pessoas que, indignadas com o crime de feminicídio cometido por Mizael, iniciaram uma sessão de xingamentos nas redes sociais do rapaz.
Uma aba dos destaques de seu perfil – parte que fica abaixo da bio – é possível ver ainda imagens de Jesus Cristo e frases que remetem a um tom religioso de superação. “Obrigado Deus por mais um dia”, diz uma das postagens.
Há pouco mais de um ano, no início de março do ano passado, novamente Mizael foi às redes para compartilhar um momento seu de aparente tranquilidade, com um fundo natural ensolarado, de bermuda, chinelo e um óculos escuro.
Entre os comentários, o terceiro é de Karen, na época ainda namorada do rapaz. “Meu amor”. O comentário tem duas curtidas, uma do próprio Mizael, que responde: “Minha linda”. Já a outra reação é mais recente, de uma pessoa anônima aos dois e que reflete o sentimento dos amigos próximos da jovem e de sua família: um emoji com cara de choro.
O caso: Homem não aceita término de namoro e mata a ex e sua amiga em Jacareí
Além da ex-namorada, Marcelly Stéfani Lobato Braz de Souza, 24, foi outra vítima de Mizael na fatídica noite da última segunda. Ela estava com sua melhor amiga Karen, em uma região da Avenida das Letras, no bairro Vila Branca, quando por volta das 23h25 o crime ocorreu.
Mizael, segundo pessoas próximas da família de Karen, não aceitava o fim do relacionamento. O namoro entre os dois teria começado ainda em 2019, quando a jovem tinha 16 anos e ele 26. Em um post do Facebook, ainda em julho de 2019, já deixando claro uma aproximação, comenta sobre a foto da garota – que na época era menor de idade. “Linda da minha vida”.
O tempo passou, o relacionamento foi rompido e então se iniciou a não-aceitação de Mizael. À polícia, a mãe de Karen relatou que o autor dos tiros teria tentado tirar a própria vida tempos antes ao tomar remédios controlados. O auge do sentimento de posse de Mizael chegou no crime que cometeu. Ele ainda tentou se matar, mas não conseguiu. Está entubado no hospital, mas sem riscos de morte.
Leia também: Jovens assassinadas em Jacareí são sepultadas no cemitério municipal
Leia também: 'Amor da minha vida': começou como história de paixão, terminou como tragédia no Vale