FRAN GALVÃO

O inverno e a beleza de nossa pele

Por Fran Galvão | Consultora de Imagem e Estilo
| Tempo de leitura: 3 min

Toda vez que viajo para fora uma pergunta frequente quando retorno no grupo das amigas e nas redes é sobre dermocosméticos e novidades na área da beleza – somado a isso o início do inverno e os temidos efeitos, como pele mais seca/sensível, banhos muito quentes, necessidade de usarmos mais roupas, bebermos menos água, transpiramos menos...

Já há algum tempo entendi que nossa pele é um órgão superinteligente e que em climas e qualidade de água diferentes ela requer cuidados diferentes. Segundo alerta da doutora Natália Pasin, “É normal seguirmos uma rotina de skincare que sua pele responde super bem, mas dependendo do destino a pele pode se sensibilizar e essa rotina precisar de ajustes. Não só a pele como o cabelo também.”

Ainda segundo a doutora, “pelo menos duas vezes ao ano é interessante trocar a rotina de cuidados da pele – ajustar sabonete, hidratante, protetor e o ácido. A grande maioria dos brasileiros tem o tipo de pele mais oleosa ou mista, e no verão essa característica intensifica por conta da transpiração, reação da própria pele, genética, diferença de estilo de vida. Isso pede uma rotina com produtos mais leves, toque seco, sérum tanto para protetor solar quanto para a hidratação e ácidos específicos. Aliás é preciso frisar a importância do ácido inclusive no verão pois é ele que vai melhorar a textura da pele, deixá-la mais bonita, sem manchas, controlar a oleosidade, cravos, acne, melhorar viço e melasma. Já no inverno a pele tende a ficar mais normal e muitas vezes até ressecada, uma ótima oportunidade para usar ácidos mais fortes e aproveitar para fazer tratamentos de barreira de pele (que causa descamação,como laser e peeling) e optar por um skincare um pouco mais hidratante, mais cremoso.”

Comentei com a doutora que costumo brincar com minhas clientes de consultoria de imagem fazendo uma analogia entre se apoderar do próprio e estilo e ganho de massa magra – é uma dedicação diária. Segundo a doutora para a pele não é diferente. “Eu insisto muito nisso com minhas pacientes. Por exemplo, em pacientes com melasma – que é uma condição crônica, não tem cura, mas tem tratamento – a paciente se dedica até a mancha clarear, quando ela fica satisfeita ela relaxa e nisso acontece um efeito reboot e a mancha volta.”. Ou seja, a palavra ‘disciplina’ para estilo e beleza precisa ser destacada.

Aproveitei para perguntas uma dica de oura para a doutora:

“Eu insisto muito na importância de tratarmos a textura da pele. Mesmo que haja um pouco de flacidez, de rugas, mas estando a pele com uma textura bonita, mais uniforme, com menos manchas, ela automaticamente rejuvenesce e embeleza. Pensando nisso idealizei o Protocolo Doll Skin by Dra. Natália Pasin que foi elaborado para melhorar a qualidade e textura da pele. Consiste em um plano de tratamento para três meses, sendo uma vez no mês no consultório para realização da sessão do laser Lavieen seguido da aplicação de medicação drug delivery e peeling especial também desenvolvido por mim. O paciente vai embora para casa com o peeling no rosto e mantem durante 5 horas. Nos dias seguintes haverá a descamação. Unido a isso a paciente recebe um kit de tratamento constituído por um sérum diurno para ser usado antes do protetor solar diariamente, e um sérum noturno. Esse kit visa potencializar a rotina de skincare cada paciente. Esse plano de tratamento dura três meses, porém os resultados têm um efeito duradouro e progressivo.” 

Comentários

Comentários