IDEIAS

A cenografia das vinícolas

Por Marcelle Justo | 14/07/2023 | Tempo de leitura: 2 min

A atmosfera em torno da plantação de uvas viníferas estimula um encantamento diferente de outras culturas de frutas. É o começo da produção de uma das bebidas mais inspiradoras e antigas do planeta.

 

“É uma bebida que tem o poder mágico de reunir pessoas, provocar a conversa inteligente e, acima de tudo, fazer amigos”, descrevem Danio Braga e Célio Alzer, autores do livro Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos.

 

Atentos a esse encantamento, os produtores têm buscado agregar à plantação instalações contemporâneas e integradas à natureza, como é o caso da vinícola Uvva, na região da Chapada Diamantina. Inaugurada há um ano, a construção tem 5 mil metros quadrados, entre área de produção, cave e sala de degustação.  

 

A assinatura do projeto é da arquiteta Vanja Hertcert, uma referência no mundo dos vinhos. Instalada no Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, Vanja coleciona projetos em oito estados brasileiros, como a vinícola Luiz Argenta, em Flores da Cunha (RS), a Don Laurindo, em Bento Gonçalves (RS), a Casa Geraldo, em Andradas (MG) e a Família Davo, Ribeirão Branco (SP).  

 

“Cada região com a sua característica, com seu clima e sua cultura. Esta diversidade nos instiga a criar espaços com identidade, que expressam na arquitetura o conceito do terroir”, explica a arquiteta, que acompanha o mercado há anos e constata mudanças nos negócios de vinho.

 

“Entram investidores no setor do vinho com uma abordagem diferente da vitivinicultura tradicional, sobretudo nas região novas, que trazem e se apoiam em novas tecnologias para tornar viável o sonho de produzir vinhos de excelência”, afirma.

 

Como forma de trabalho, Vanja segue pilares considerados fundamentais em seus projetos: “a funcionalidade e o processo, da uva ao vinho pronto para o mercado, devem fluir linearmente. As condições físicas específicas exigidas pelo vinho, como temperatura, iluminação, gravidade, tudo o que o processo pode ganhar com um projeto bem elaborado. E não menos importante: a cenografia, que vai tornar memorável a visita a vinícola”, finaliza.

 

 

HARMONIZAÇÃO

A galinhada clássica, servida com creme de milho, harmoniza muito bem com vinhos da casta Chardonnay. Em climas moderados, o vinho tem acidez média a alta, corpo médio e sabores de frutas tropicais. Dá match!

 

DICA

No mês das férias escolares, é possível divertir as crianças nas vinícolas. Na Raízes do Baú, em São Bento do Sapucaí (SP), o indicado é o piquenique. As crianças ficam livres no pomar para colher frutas diretamente do pé e brincar no lago.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.