LICITAÇÃO

Missão Sede Santos irá assumir dois serviços para pessoas em situação de rua em Taubaté

Por Julio Codazzi | Taubaté
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/PMT
Centro Pop foi criado em 2014
Centro Pop foi criado em 2014

A Missão Sede Santos venceu a licitação promovida pela Prefeitura de Taubaté e irá assumir a operação de dois serviços destinados ao atendimento de pessoas em situação de rua: o Centro Pop e o Seas (Serviço Especializado em Abordagem Social).

A entidade, que tem sede em Taubaté, já atua nas unidades do restaurante popular Bom Prato em Taubaté, São José dos Campos e Jacareí.

Na licitação, a Missão Sede Santos superou outras três entidades. O contrato custará R$ 2,618 milhões em 12 meses. A Prefeitura estima que a Missão Sede Santos assuma os dois serviços em Taubaté daqui a 45 dias. "A Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social já iniciou as conversas para que a transição do serviço seja o menos impactante possível", informou a pasta, em nota.

SERVIÇOS.
Criado em 2014, o Centro Pop funciona nos dias úteis, em horário comercial, e oferece uma gama de serviços às pessoas em situação de rua, como requisição de documentos, encaminhamento para atendimento médico ou para tratamento de dependência química, orientações jurídicas e retorno para cidade de origem. Também oferece lanche e espaço para higiene pessoal.

O Centro Pop funciona desde 2019 em um prédio alugado no Jardim Maria Augusta. O custo mensal é de R$ 4 mil, e o contrato acaba em fevereiro de 2024. A Missão Sede Santos ficará responsável por disponibilizar uma nova sede para a unidade, que deve ficar na região central do município e ter capacidade para 80 atendimentos diários, com ao menos 10 salas, refeitório, cozinha, lavanderia, quatro banheiros e espaço para acolhimento de animais de estimação.

A entidade terá ainda que disponibilizar 32 funcionários, sendo 15 para o Centro Pop - coordenador (1), assistente social (2), psicólogo (2), orientador social (4), assistente administrativo (2), auxiliar de serviços gerais (2), motorista (1) e porteiro (1) - e 17 para o Seas - técnico (1) e orientador social (16). O Seas faz ronda diária em pontes e viadutos e terá como meta cobrir 80% dos locais públicos identificados com população em situação de rua e identificar no mínimo 70% das pessoas abordadas.

TERCEIRIZAÇÃO.
Segundo dados da Prefeitura, o número de pessoas em situação de rua em Taubaté cresceu 59% em um ano, passando de 251 em maio de 2022 para mais de 400 em maio desse ano.

A Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social informou que decidiu terceirizar a operação do Centro Pop e do Seas por fatores como o aumento do fluxo de pessoas em situação de rua no município e a "necessidade de garantir a saída gradativa das ruas e a reconstrução dos vínculos familiares rompidos e fragilizados deste público".

O Centro Pop conta hoje com 15 servidores, e o Seas com 12. De acordo com a secretaria, esses funcionários serão remanejados para outras unidades da pasta após a terceirização.

Comentários

Comentários