ÁGUA

Ceivap assina com cidades do Vale, MG e RJ acordo para programa de perdas de água

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação / Cetesb
Rio Paraíba é fonte de fornecimento de água para cidades do Vale
Rio Paraíba é fonte de fornecimento de água para cidades do Vale

Com o intuito de dar andamento ao Programa de Gerenciamento de Perdas, o Ceivap (Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul) promove, na próxima terça-feira (11), às 10h, a cerimônia para assinatura do Termo de Cooperação Técnica referente ao programa. O evento será realizado na Prefeitura de São José dos Campos.

O programa foi idealizado pelo Ceivap para incentivar o uso racional da água por meio de controle de perdas em sistemas de abastecimento público, prevendo fontes alternativas para abastecimento de água nos municípios e reuso, através de estudos e desenvolvimento de projetos inovadores.

A iniciativa foi desenvolvida pelo CDTASA (Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Águas e Saneamento Ambiental ) do comitê e totaliza um investimento de R$ 3 milhões.

Para assinatura do Acordo de Cooperação, estarão presentes os representantes dos municípios de Guaratinguetá, Tocatins/MG e Volta Redonda/RJ, contemplados no Edital de Chamamento Público do Programa. Também participarão a diretoria do Ceivap e sua secretaria executiva, a Agevap, além dos profissionais do Parque Tecnológico de São José dos Campos, parceiros do projeto.

Com o acordo, informou o Ceivap, as atribuições de cada instituição no programa serão formalizadas e sistematizadas, visando a sinergia nas etapas do processo.

LEIA MAIS: Parque Tecnológico de São José cria projeto de controle de perda de água por IA

ABASTECIMENTO DE ÁGUA


Pelo Programa de Gerenciamento de Perdas, os municípios contemplados receberão um projeto-piloto demonstrativo de gerenciamento e controle de perdas em sistemas de abastecimento de água, por meio da instalação de sensores na rede de distribuição, e com o uso de ferramentas digitais para o acompanhamento dos dados produzidos e enviados por estes sensores.

Com o monitoramento das pressões na rede de distribuição, é possível detectar mudanças das pressões médias, possibilitando que o município identifique vazamentos e outros problemas de forma ágil, diminuindo perdas de água e direcionando melhor os esforços de ações de cada vazamento. Portanto, o sistema permitirá a identificação e solução mais rápida de problemas de perdas de água, diminuindo o tempo de resposta em casos de realização de manutenção.

SANEAMENTO

Resultado de uma parceria entre a Associação Parque Tecnológico de São José dos Campos e a Agevap (Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul), com interveniência do Ceivap, o CDTASA foi criado para incentivar pesquisas e impulsionar projetos de inovação em gestão das águas e saneamento na bacia do rio Paraíba do Sul, visando realizar projetos que resultem em benefícios para a bacia do Paraíba.

A Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul possui 61,5 mil km², estendendo-se pelos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Ela abrange 184 municípios, sendo 88 em Minas Gerais, 57 no estado do Rio de Janeiro e 39 em São Paulo. A bacia está entre os maiores polos industriais e populacionais do Brasil, responsável pela geração de 12% do PIB (Produto Interno Bruto) do país.

Comentários

Comentários