AVIAÇÃO

Na França, Embraer soma 28 pedidos contra 9 do A220 da Airbus, principal concorrente

Fabricante de São José dos Campos tem três vezes mais encomendas de aviões do que principal avião concorrente na feira Paris Air Show

Por Da redação | 01/07/2023 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Divulgação

Avião comercial da Embraer
Avião comercial da Embraer

A Embraer encerrou a participação na Paris Air Show, uma das principais feiras de aviação do mundo, com 28 encomendas para seus aviões comerciais, os E-Jets.

O volume é três vezes superior aos pedidos do principal concorrente da fabricante brasileira, o avião A220 da Airbus, que saiu da feira com nove pedidos.

A Embraer anunciou na feira francesa dois novos pedidos firmes. Um veio da espanhola Binter Canarias, que confirmou a aquisição de mais seis jatos E195-E2, e o outro da companhia regional Envoy Air, dos Estados Unidos, que pediu mais sete modelos E175 de primeira geração.

Houve ainda a revelação da identidade de um comprador de 15 aeronaves E195-E2, até então mantido em sigilo. Trata-se da empresa de leasing Azorra. Com isso, a Embraer somou mais 28 pedidos em Paris e ficou em terceiro lugar no quadro geral de encomendas efetuadas no evento.

Na avaliação de Marcos Barbieri, professor de economia da Unicamp e especialista em indústria aeroespacial, a quantidade de aviões comerciais da Embraer encomendados no Paris Air Show está de acordo com o tamanho do segmento em que a fabricante brasileira atua e o contexto do cenário econômico global atual pós-pandemia.

“Hoje os jatos comerciais da Embraer têm praticamente somente um concorrente de peso, o Airbus. E nesse segmento, a Embraer está melhor que a Airbus. Seria um problema se a Airbus recebesse um grande pedido de A220 e a Embraer nenhuma encomenda. Mas isso não aconteceu”, disse ele ao site Airway.

“O fato da Airbus ser uma empresa maior que a Embraer não significa, neste momento, que o A220 pode bater os E-Jets”, completou Barbieri.

Terceira maior fabricante de aviões comerciais do mundo, a Embraer trabalha no segmento de jatos leves para até 150 passageiros.

Trata-se do degrau abaixo das aeronaves de médio porte, a categoria de jatos comerciais mais populares do mercado e que tem como principais expoentes as famílias A320neo da Airbus e o 737 MAX da Boeing. No ano passado, a Airbus entregou 53 jatos A220 e a Embraer, 57 E-Jets.

“Mesmo tendo à frente a concorrência da maior empresa aeroespacial do mundo, a Embraer continua liderando o mercado de jatos com até 150 assentos”, disse o especialista da Unicamp.

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2 COMENTÁRIOS

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  • Herbe Nascimento
    04/07/2023
    Já voei no embraer 195 E2 da Azul e no A 220 da Air France e fiquei surpreso com avião da Airbus. A superioridade do 220 é em todos os aspectos. Conforto, espaço, tecnologia... No dia em que ocorreu este voo eu fiquei deverasmente preocupado com a Embraer. O A220 é muito superior .
  • Adalberto
    02/07/2023
    Maior orgulho de nossa querida Embraer, logo o gorducho kc390 emplaca no mundo todo tambem e desbanca de vez o hércules que ja foi bom e hoje só vende por politicagem americana. Já voei o A220 nao chega aos pés do conforto do E195 E2.