AVIAÇÃO

Na França, Embraer soma 28 pedidos contra 9 do A220 da Airbus, principal concorrente

Por Da redação | São José dos Campos
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Divulgação
Avião comercial da Embraer
Avião comercial da Embraer

A Embraer encerrou a participação na Paris Air Show, uma das principais feiras de aviação do mundo, com 28 encomendas para seus aviões comerciais, os E-Jets.

O volume é três vezes superior aos pedidos do principal concorrente da fabricante brasileira, o avião A220 da Airbus, que saiu da feira com nove pedidos.

A Embraer anunciou na feira francesa dois novos pedidos firmes. Um veio da espanhola Binter Canarias, que confirmou a aquisição de mais seis jatos E195-E2, e o outro da companhia regional Envoy Air, dos Estados Unidos, que pediu mais sete modelos E175 de primeira geração.

Houve ainda a revelação da identidade de um comprador de 15 aeronaves E195-E2, até então mantido em sigilo. Trata-se da empresa de leasing Azorra. Com isso, a Embraer somou mais 28 pedidos em Paris e ficou em terceiro lugar no quadro geral de encomendas efetuadas no evento.

Na avaliação de Marcos Barbieri, professor de economia da Unicamp e especialista em indústria aeroespacial, a quantidade de aviões comerciais da Embraer encomendados no Paris Air Show está de acordo com o tamanho do segmento em que a fabricante brasileira atua e o contexto do cenário econômico global atual pós-pandemia.

“Hoje os jatos comerciais da Embraer têm praticamente somente um concorrente de peso, o Airbus. E nesse segmento, a Embraer está melhor que a Airbus. Seria um problema se a Airbus recebesse um grande pedido de A220 e a Embraer nenhuma encomenda. Mas isso não aconteceu”, disse ele ao site Airway.

“O fato da Airbus ser uma empresa maior que a Embraer não significa, neste momento, que o A220 pode bater os E-Jets”, completou Barbieri.

Terceira maior fabricante de aviões comerciais do mundo, a Embraer trabalha no segmento de jatos leves para até 150 passageiros.

Trata-se do degrau abaixo das aeronaves de médio porte, a categoria de jatos comerciais mais populares do mercado e que tem como principais expoentes as famílias A320neo da Airbus e o 737 MAX da Boeing. No ano passado, a Airbus entregou 53 jatos A220 e a Embraer, 57 E-Jets.

“Mesmo tendo à frente a concorrência da maior empresa aeroespacial do mundo, a Embraer continua liderando o mercado de jatos com até 150 assentos”, disse o especialista da Unicamp.

Comentários

2 Comentários

  • Herbe Nascimento 04/07/2023
    Já voei no embraer 195 E2 da Azul e no A 220 da Air France e fiquei surpreso com avião da Airbus. A superioridade do 220 é em todos os aspectos. Conforto, espaço, tecnologia... No dia em que ocorreu este voo eu fiquei deverasmente preocupado com a Embraer. O A220 é muito superior .
  • Adalberto 02/07/2023
    Maior orgulho de nossa querida Embraer, logo o gorducho kc390 emplaca no mundo todo tambem e desbanca de vez o hércules que ja foi bom e hoje só vende por politicagem americana. Já voei o A220 nao chega aos pés do conforto do E195 E2.