SEGURANÇA

Prefeitura de São José anuncia criação de Ronda Ostentiva Municipal

Por Da Redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 1 min
Créditos: Divulgação/PMSJC

A Prefeitura de São José dos Campos anunciou nesta quinta-feira (15) a criação da Romu (Ronda Ostentiva Municipal), equipe que atuará como um grupamento da GCM (Guarda Civil Municipal) na cidade.

A equipe será a substituta da Gape (Grupo de Ação e Pronto Emprego) no município, e terá um aumento em seu efetivo, passando de 22 para 30 guardas civils municipais especializados.

De acordo com informações da administração municipal joseense, o investimento mensal com a equipe será de cerca de R$ 58 mil com a locação de viaturas no modelo SUV.

A apresentação da nova equipe juntamente das cinco novas viaturas acontece na tarde desta sexta-feira (16), em um evento da prefeitura no estacionamento do Cefe (Centro de Formação do Educador, a partir das 15h.

Comentários

8 Comentários

  • José Vicente da silva filho 14/07/2023
    A decisão do STJ é clara e argumentada: As guardas municipais não tem poder da polícia. Sequer pode abordar suspeitos com todo esse aparato. Mas essa nem é a questão principal: a prefeitura tem largo poder de prevenção com ações sociais, assistenciais e educacionais, bem como no investimento em medidas de ordem pública. Mas é um velho sintoma de guardas mal administradas: querem mimetizar os militares e posar de heróis. A PM já vem fazendo e muito bem esse serviço, como mostram os baixos indicadores criminais da cidade
  • Rafael 17/06/2023
    Jacareí tem há um ano, eu aprovo. O resto eh mimimi. Ateh porque topei com eles em horários que geralmente pessoas de família jah estão em casa após um dia de trabalho.
  • Jeferson Neu 16/06/2023
    Se um agrupamento como a ROMU fosse ilegal, não teríamos a ROMU de Jacareí funcionando há 1 ano (completados nessa semana inclusive). Aliás, acho até que a Prefeitura de São José demorou para implantá-la, tendo em vista os resultados positivos em Jacareí.
  • Carlos Eduardo 16/06/2023
    Fico lendo os comentários dos advogados de causas perdidas e pensando como que um ser humano desenvolve pensamento crítico sem, pelo menos, saber sobre o que está escrevendo. A decisão do STJ foi para um caso e não tem poder vinculante. Aconselho a, antes de escrever algo baseado em comentários de outros desentendidos, ler a Lei Federal 13022, 13675 e outras, que dão as devidas competências legais aos municípios e, às Guardas Municipais. É mais que óbvio que nenhum administrador público iria praticar algo dessa magnitude se houvesse alguma ilegalidade. De outro ângulo, as Guardas Municipais foram criadas para completar um vácuo deixado pelo estado, e em muitos municípios quem faz a segurança ostensiva e preventiva são as Guardas Municipais. Parabéns ao prefeito de SJC por zelar pela segurança pública, o crime não quer saber de cor do uniforme e o cidadão de bem agradece a qualquer um que possa lhe ajudar.
  • Walter Costa 16/06/2023
    ISSO É INCONSTITUCIONAL. O STJ já decidiu que guardas municipais não têm poder policial. O colegiado entendeu que atuação da guarda municipal deve se limitar à proteção de bens, serviços e instalações do município, o que já é estabelecido pela Constituição — e que só pode realizar a abordagem de pessoas e revista quando a ação se mostrar diretamente relacionada à finalidade da corporação. VOU ENTRAR COM REPRESENTAÇÃO NO MINISTÉRIO PÚBLICO !!
  • Luis Paulo 16/06/2023
    SJC cada vez mais focada na militarização do espaço público. Lamentável.
  • Sistema Solar 16/06/2023
    Laurence, o carro está em posição de obstruir apenas uma via . E que Deus proteja esses homens, pois muito criticam mas poucos tem a coragem de colocar a vida em risco por outra pessoa
  • Laurence Benatti 16/06/2023
    Belo exemplo com o veículo sobre a calçada!