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Gestão de Encomendas e Correspondências nos Condomínios

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Condomínios se organizam para dar conta de uma nova realidade: a gestão de encomendas. Com a facilidade e fortalecimento do e-commerce, que ganhou grande adesão a partir da pandemia e que vem numa crescente, se tornou necessário aumentar ou até criar espaços adequados e desenvolver logística.

A especialista em assessoria jurídica Adriana Velozo, da ADM Velozo de Jacareí, falou um pouco sobre questões que envolvem este assunto. “O Condomínio deve estabelecer regras, com cientificação dos condôminos para o recebimento tanto de encomendas, quanto de correspondências. Estabelecendo regras, fica mais fácil a apurar a responsabilidade em caso de extravio ou devolução das encomendas e correspondências”, disse Adriana.

De acordo com empresas do setor de entrega de encomenda, um apartamento ao longo do mês pode receber em média, até 5 itens. Os condomínios mais novos já contam em seu empreendimento com tecnologias que facilitam as entregas de produtos e documentos, como identificação facial.

Neste caso, há a disponibilização de um serviço através de um aplicativo, onde o morador recebe um aviso da chegada de sua encomenda e um QR code para a realização da retirada do produto em armário inteligente, que inclusive tem vários compartimentos, com vários tamanhos onde as mercadorias ficam guardadas.

“Neste caso além da garantia da segurança, há a comodidade do morador retirar a mercadoria no melhor horário para ele. Elimina o contato com entregadores e funcionários e não ocupa os colaboradores da portaria do condomínio para a tarefa do controle e da entrega”, observou Adriana Velozo.

E no caso de grandes encomendas como uma geladeira? Caso o condomínio opte pelo uso do serviço acima é necessário que o morador ou um terceiro esteja presente em seu apartamento para receber a entrega. O condomínio não poderá se responsabilizar em receber e nem ficar com a guarda do produto.

De acordo com o artigo 22, da Lei Postal 6.538/78, os responsáveis pelos edifícios, sejam os administradores, os gerentes, os porteiros, zeladores ou empregados são credenciados a receber objetos de correspondência, respondendo pelo seu extravio ou violação. Portanto, o ideal é que os funcionários sejam bem orientados e treinados para este recebimento

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