MOBILIDADE

MP aponta que saturação do trânsito após 3 anos comprova que Arco não era melhor solução

Promotoria diz que, enquanto semáforos debaixo do Arco provocam filas, as alças da ponte 'ficam quase sempre vazias'; obra custou R$ 60,9 milhões e foi inaugurada em abril de 2020

Por Julio Codazzi | 02/06/2023 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Reprodução

Registro feito pelo MP de congestionamento na região do Arco da Inovação
Registro feito pelo MP de congestionamento na região do Arco da Inovação

Em manifestação à Justiça, o Ministério Público alegou que o trânsito na região do Arco da Inovação, em São José dos Campos, já apresenta "saturação" e que, passados três anos de sua inauguração, a ponte estaiada "já se revela totalmente insuficiente para a solução dos problemas de tráfego na intersecção das avenidas São João e Jorge Zarur".

A Promotoria argumentou ainda que a parte semaforizada sob as pontes "é palco constante de enormes filas de veículos nos horários de pico", enquanto as alças do Arco da Inovação "ficam quase sempre vazias".

Para o MP, essa "saturação do sistema", que ocorre "antes mesmo do prazo calculado pelo perito judicial", comprova que a construção da ponte "não foi minimamente adequada" e que a Prefeitura não fez uma "pesquisa isenta e forte para escolha das melhores soluções de engenharia" para o local.

PROCESSO.
Protocolada em dezembro de 2018, a ação visava impedir a construção do Arco, que custou R$ 60,9 milhões. Como a obra já foi concluída, em abril de 2020, o MP e a Defensoria Pública pedem que a Prefeitura realize uma série de intervenções para tentar evitar problemas apontados pelo laudo pericial, como a saturação de tráfego em 2025 e o prejuízo ao fluxo do transporte coletivo (a perícia apontou que, além de não propiciar ganhos ao transporte público, o Arco ainda deverá aumentar o tempo das viagens de ônibus em 23% até 2028).

Para encerrar o processo, MP e Defensoria pedem que a Prefeitura realize, em até dois anos, intervenções viárias para promover a melhora da fluidez em quatro trechos: na chegada à rotatória pela Avenida Jorge Zarur; nas chegadas à rotatória pelos dois tramos da Avenida São João; na Avenida São João, sentido centro, entre a rotatória e a Rua Paulo Edson Blair; e na chegada da Avenida Cassiano Ricardo na rotatória do Torii.

Já a Prefeitura alega que já existem projetos que contemplam todos os pontos da proposta de acordo. De sete projetos citados, três já foram concluídos (o sistema cicloviário do Arco da Inovação, a duplicação da Rua Ana Maria Nardo e a ligação entre o Satélite e o Aquarius) e quatro não têm previsão de sair do papel (Via Banhado, Via Noroeste, duplicação da Avenida Sebastião Gualberto e ligação da Avenida Cassiano Ricardo à Via Oeste e à Avenida Shishima Hifumi). Para o MP, as obras citadas “não têm relação demonstrada com os pontos críticos” e parte delas são “previstas para data futura e incerta”.

OUTRO LADO.
Questionada sobre a alegação do MP de que o trânsito na região do Arco da Inovação já está saturado, a Prefeitura informou apenas que "ainda não foi notificada judicialmente" sobre essa manifestação.

A reportagem questionou quais outras opções foram cogitadas para o problema de trânsito no local e por que essas alternativas foram descartadas em detrimento da construção da ponte estaiada, mas a Secretaria de Mobilidade Urbana não citou nenhuma outra possível solução de engenharia que tenha sido avaliada antes da obra do Arco da Inovação.

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5 COMENTÁRIOS

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  • Ricardo Law
    04/06/2023
    Enquanto vivermos esta era de transporte individual, viveremos o mundo do caos.
  • Maria Rita
    03/06/2023
    A ponte estaiada foi uma ótima vitrine, que o levou a ser o vice-governador do estado de São Paulo.
  • Paulo
    03/06/2023
    A falha está na temporização dos semáforos. Logo após a inauguração do viaduto o trânsito melhorou muito. Porém ao longo do tempo a sincronização dos semáforos foi modificada, e assim prejudicou a fluidez do trânsito. O departamento responsável devia ser chamado de \"departamento da imobilidade\" pois tal fato tem ocorrido em vários locais da cidade, que tiveram sua fluidez prejudicada por erros na temporização dos semáforos.
  • Laurence Benatti
    03/06/2023
    MP, verifique os dados que foram enviados à Justiça e os dados enviados ao BID. Por que o BID não quis financiar a obra? Fica a pergunta aos honoráveis? Obra política sem fundamento técnico. Alguém quis \"SE APARECER-SE\". É uma \"infelicidade\" para os joseenses...
  • Jeferson
    03/06/2023
    Em São José dos Campos, o MP pede obras para melhorar o trânsito em regiões problemáticas de tráfego, como no caso da região do entorno do Arco da Inovação. Em Jacareí, o MP barra obras que iriam ajudar no trânsito, mesmo que a atitude de barrar essas obras cause imensos prejuízos para a população, como no caso da obra da ligação entre as Avenidas Lucas Nogueira Garcês e Castelo Branco, fazendo com que a população da região oeste de Jacareí, em especial, quando se desloque para o outro lado da cidade ou para São José dos Campos, tenha de pagar pedágio na Dutra ou enfrentar engarrafamentos na região central de Jacareí. Incrível como a postura dos promotores e defensores públicos de cidades vizinhas pode ser radicalmente tão oposta.