OPINIÃO

A Educação 5.0 em São José dos Campos e suas contradições

Por Daniel Fernandes e Valdemir Pereira | 03/06/2023 | Tempo de leitura: 1 min
Diretor do SindServ-SJC e Professor de Geografia da rede municipal e diretor do SindServ-SJC, respectivamente

A Educação 5.0 em São José dos Campos está longe da realidade nas salas de aula. Apesar de promover a combinação de tecnologia, habilidades cognitivas e socioemocionais no ensino, a capacitação oferecida aos professores não fomenta práticas inovadoras.

Exige-se do corpo docente um domínio acadêmico específico, prática pedagógica e habilidades psicológicas, além do uso de tecnologias digitais. Contudo, a atual oferta compulsória do curso de Pós-graduação em Educação 5.0 não atende às expectativas. Com pouca interação entre docentes e conhecimentos estudados, o curso se restringe a cumprir tarefas, deixando de lado o debate e o aprofundamento teórico.

Além disso, o plano de carreira não valoriza o aperfeiçoamento profissional, prejudicando os professores. As reformas de infraestrutura, que deveriam melhorar o processo de ensino e aprendizagem, são meramente superficiais. As "salas Google" são apenas versões renovadas dos laboratórios de informática, com equipamentos ultrapassados.

Os Chromebooks disponibilizados pela Prefeitura são limitados, e os problemas de conexão à Internet obrigam os professores a usar seus próprios dados móveis.

Diante disso, é legítimo questionar: como implementar a Educação 5.0 nesse cenário? Para alcançar o sucesso, é necessário reformular o Plano de Carreira do Magistério, estabelecendo critérios justos de progressão salarial e uma carga horária equilibrada.

A Educação 5.0 em São José dos Campos está distante dos seus pilares conceituais e metodológicos, tornando-se apenas um jargão eleitoral que difunde uma imagem equivocada da realidade.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

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