AVIAÇÃO

Eve avança na fase de testes do eVTOL e conclui protótipo de software de tráfego

Empresa informou que evoluiu no desenvolvimento de tecnologias críticas para a maturidade da aeronave, além do protótipo do software de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Urbano

Por Da redação | 28/05/2023 | Tempo de leitura: 4 min
São José dos Campos

Divulgação

Conceito da aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical da Eve
Conceito da aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical da Eve

A Eve Air Mobility anunciou que continua avançando na fase de testes do eVTOL, a sua aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical, “evoluindo em direção a marcos fundamentais do programa”.

“Os diversos testes realizados ao longo dessa fase fazem parte da abordagem de building blocks da Eve, que busca aumentar a maturidade da tecnologia e do eVTOL para oferecer o melhor produto ao mercado”, informou a companhia, que é ligada à Embraer.

"Estamos muito satisfeitos com o desenvolvimento do programa até o momento e progredindo muito bem, à medida que avançamos na seleção dos principais fornecedores e finalizamos a definição da arquitetura dos sistemas de nossa aeronave," disse Alice Altíssimo, vice-presidente de programas e operações da Eve. "Continuamos investindo, e nossa equipe está trabalhando arduamente com o objetivo de desenvolver uma aeronave madura para certificação e início de operação em 2026".

PROPULSOR

No Brasil, a Eve concluiu os testes do propulsor em seu ambiente de ensaio, a fim de medir o desempenho aerodinâmico e as propriedades sonoras para modelagem e desenvolvimento. O número e as características gerais das pás são fundamentais na definição do perfil de vibração, carga e som, bem como nos requisitos de energia do eVTOL. Os engenheiros da Eve testaram vários modelos para melhorar a eficiência, reduzir o impacto sonoro e os custos operacionais.

A empresa também começou recentemente a testar seus rotores de elevação vertical a bordo de uma nova plataforma customizada montada em um caminhão. O equipamento móvel foi projetado especificamente para avaliar o desempenho dos rotores durante a fase de transição do voo. A equipe de engenharia da empresa já começou os testes e a coleta de dados sobre as características aerodinâmicas dos rotores durante o voo para a frente.

Segundo a Eve, a aeronave apresenta uma configuração de decolagem + cruzeiro (Lift + Cruise) com rotores dedicados para voo vertical e asas fixas para voar em cruzeiro, sem a necessidade de componentes para a transição durante o voo. Essa configuração favorece a segurança, eficiência, confiabilidade e certificabilidade, enquanto reduz custos operacionais, de manutenção, reparo e revisão.

“Os resultados dos recentes testes em túnel de vento da empresa, acompanhado das descobertas dos testes de propulsão e dos rotores, estão sendo utilizados para aumentar a fidelidade do simulador de voo e do sistema fly-by-wire da empresa. A Eve também está utilizando os aprendizados obtidos a partir de cálculos aprimorados de Fluidodinâmica Computacional (CFD) para aperfeiçoar a análise da transição entre as fases de voo pairado e de cruzeiro, entre outras ferramentas”, informou a Eve.

A empresa espera concluir a seleção dos principais fornecedores de equipamentos na primeira metade de 2023 e iniciar a montagem do primeiro protótipo do eVTOL durante a segunda metade de 2023, seguido pela campanha de testes em 2024. O eVTOL da Eve está programado para ser certificado e entrar em serviço em 2026.

GERENCIAMENTO DE TRÁFEGO AÉREO URBANO

A Eve também anunciou ter concluído seu protótipo de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Urbano (Urban ATM). O protótipo é focado em conceitos e serviços essenciais para apoiar a introdução e escalabilidade das operações de Mobilidade Aérea Urbana (UAM). A Eve está iniciando agora o desenvolvimento comercial das soluções de Urban ATM para garantir que a integração do espaço aéreo da UAM seja bem-sucedida.

O protótipo foi inicialmente testado durante a simulação de Chicago, nos Estados Unidos, realizada em setembro do ano passado, para apoiar a validação de conceitos fundamentais de Urban ATM e a integração da UAM dentro do ecossistema.

A simulação, que utilizou helicópteros como substitutos dos eVTOLs, realizou testes de tecnologia de gerenciamento de tráfego aéreo com simulação de serviços terrestres, requisitos de infraestrutura e equipamentos, e as jornadas do veículo e dos passageiros.

Os testes ofereceram informações fundamentais para a Eve avançar no desenvolvimento de suas soluções comerciais de Urban ATM, em que clientes poderão desfrutar de serviços de gerenciamento de tráfego personalizados que atendam às suas necessidades e proporcionem operações eficientes e a otimização de recursos.

"A Mobilidade Aérea Avançada tem o potencial de viabilizar novas opções de transporte e oportunidades econômicas para a sociedade. A Eve reconhece que essas evoluções precisam ser avaliadas para a segurança e integração com o ecossistema atual do espaço aéreo, a fim de evitar potenciais desafios logísticos," disse André Stein, co-CEO da Eve.

Para apoiar o desenvolvimento de sua solução de Urban ATM, a Eve está trabalhando em colaboração com a Atech, empresa integradora de sistemas e tecnologia de controle de tráfego aéreo da Embraer, aproveitando sua experiência no desenvolvimento de produtos para o mercado de aviação com base nos sistemas de ATM no Brasil.

Para viabilizar a adoção do produto, a Eve está construindo parcerias estratégicas para compartilhar conhecimento e múltiplas competências que beneficiarão stakeholders. As parcerias estabelecidas até o momento incluem Halo Aviation, BLADE India, Skyway, Bluenest, Volatus e Ferrovial.

A Eve também vem realizando grupos consultivos com esses parceiros para garantir que o desenvolvimento de suas soluções esteja alinhado com suas necessidades e maximize o valor potencial do software de Urban ATM para suas operações.

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