TECNOLOGIA

São José dos Campos vai sediar maior evento mundial de estudos espaciais

Durante nove semanas, São José será a capital mundial dos estudos espaciais entre junho e agosto de 2023

Por Da redação | 27/05/2023 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

São José do Espaço.

A cidade do Vale do Paraíba será sede do maior evento mundial de estudos espaciais, o SSP23 (Space Studies Program), que será realizado de 26 de junho a 25 de agosto em São José dos Campos.

Organizado pela ISU (International Space University), o SSP é considerado o mais importante e abrangente programa de treinamento da área espacial, tendo formado cerca de 5.000 profissionais de mais de 100 países.

A ISU é a única universidade no mundo inteiramente dedicada à educação espacial desde 1987. Hoje é composta por uma rede única em todo o mundo com um Campus Central em Estrasburgo, na França, com hubs nos Estados Unidos e na região da Ásia-Pacífico e parcerias com as principais organizações espaciais no mundo todo.

O programa da SSP será realizado no Brasil pela primeira vez. Na América Latina, apenas a cidade de Valparaíso, no Chile, sediou a edição de 2000. Em São José será a 35ª edição.

Com isso, durante nove semanas, São José será a capital mundial dos estudos relacionados ao espaço. A cidade vai receber cerca de 300 pessoas de 50 países diferentes, entre professores, estudantes, astronautas e líderes mundiais de agências espaciais.

Os estudos acadêmicos serão realizados no Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), entidades que submeteram, conjuntamente com a Prefeitura de São José, a proposta para sediar o SSP 2023. O evento também tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e da AEB (Agência Espacial Brasileira).

“A SSP23 terá o terceiro evento no Hemisfério Sul nos 35 anos de história da ISU. As parcerias com Inpe e ITA fortalecerão ainda mais os laços da ISU com a América do Sul”, afirmou o professor Pascale Ehrenfreund, presidente da ISU.

“Representa uma importante oportunidade para o Programa Espacial Brasileiro e a cidade de São José dos Campos reunirem nossa comunidade de instituições relacionadas ao espaço, permitindo maior interação, cooperação global e motivar nossa indústria para as fronteiras da tecnologia espacial”, disse Clezio De Nardin, diretor do Inpe.

A edição em São José terá painéis de astronautas e robôs, palestras e discussões sobre a atividade espacial, competição de foguetes, lançamento de balões estratosféricos e contará também com a participação de escolas locais.

Muitos dos eventos serão oferecidos ao público em geral, incluindo competição de robótica, palestras, painéis de astronautas, competição de lançamento de foguetes e outros. Tais eventos ocorrerão em espaços públicos da cidade, como parques, auditórios, estádios e outros.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.