TIROTEIO

Homem em carro roubado morre em troca de tiros com o Tático Motos em Jundiaí

O homem baleado chegou a ser socorrido ao Hospital São Vicente, onde não resistiu aos ferimentos

Por Fábio Estevam | 26/05/2023 | Tempo de leitura: 4 min

Jornal de Jundiaí

No alto do vidro, o furo causado por um dos tiros que acertaram o homem em fuga; ao fundo, viatura da GM preserva o local
No alto do vidro, o furo causado por um dos tiros que acertaram o homem em fuga; ao fundo, viatura da GM preserva o local

Um homem de 28 anos morreu no Hospital São Vicente, após ser baleado durante troca de tiros com guardas municipais do Tático Motos, no Jardim Bufalo, nas proximidades da faculdade Anhanguera, em Jundiaí, na manhã desta sexta-feira (26). Ele estava na condução de um veículo Polo roubado horas antes, de uma diretora escolar da rede municipal de ensino da cidade, na região da rua do Retiro, próximo à academia onde ele chegava para praticar esportes. O GM que baleou o homem também ficou ferido, ao ser atropelado pelo condutor do carro em fuga. Um adolescente que também estava no carro foi detido.

A vítima chegava na academia por volta das 5h30, quando, ao estacionar, foi abordada por um bandido armado. Em entrevista ao Jornal de Jundiaí, ela contou sobre o momento de terror pelo qual passou. "Eu estava estacionando e percebi quando este homem estava mexendo em uma bicicleta. Pensei até que fosse alguém a caminho do trabalho, que estivesse tendo algum problema com a bicicleta dele", disse ela.

A rendição ocorreu logo que ela estacionou e saiu do veículo. "Ele mostrou a arma na cintura e, com muita calma, anunciou o assalto, pedindo a chave do carro e ordenando que eu entrasse no carro, no banco do passageiro, para que pudesse desbloquear meu celular para ele roubar. Nesse momento eu escondi o meu celular na cintura e mostrei apenas o aparelho que uso para o trabalho, e disse a ele que ele poderia levar o que quisesse, mas que no carro com ele eu não entraria".

Ela então entregou o aparelho e, se aproveitando de um carro que estava chegando e estacionando bem próximo de onde eles estavam, decidiu arriscar a vida, justamente para não ser morta. "Eu disse para ele; 'olha, não assuste, mas eu vou sair correndo'. E foi então que eu corri para dentro da academia. Quando eu corri eu achei até que ele fosse atirar, mas optei por levar um tiro, a entrar no carro com ele e acontecer algo pior".

PEDIDO DE SOCORRO

Após ela sair correndo, o bandido fugiu com o carro, levando o celular e uma bolsa com seus pertences. Ela, por sua vez, acionou as forças policiais e informou a placa do carro.

Após isso, segundo apurou a reportagem, ele foi até o bairro Parque Centenário para comprar drogas. Na biqueira ele comprou cocaína deixou o local dando carona a um adolescente, que posteriormente acabou detido. Este rapaz, na delegacia, também conversou com a reportagem. "Eu trabalho na biqueira e esse homem (o que morre), comprou de mim 10 pinos de cocaína (R$ 10, cada). Como eu moro no Jardim Fepasa e precisava ir embora, pedi carona a ele dei quatro pinos de cocaína, para que me trouxesse. No meio do caminho a GM apareceu e aconteceu tudo isso. Eu nem conheço ele", disse o adolescente, que tem passagem criminal por tentativa de roubo, e que ainda não sabia que o homem havia morrido no hospital.

FUGA, TIROTEIO E MORTE

Por volta das 8h30, a GM recebeu informações de que o Polo estava circulando próximo da comunidade da Meias Aço. Várias viaturas passaram a patrulhar, sendo que os guardas Moacir, Rafael e Lemes, do Tático Motos, se depararam com o veículo alvo no início da avenida Prefeito Luiz Latorre, no sentido bairro-centro.

Ao JJ, o GM Moacir contou como tudo aconteceu. "Demos ordem de parada, mas ele não respeitou. Começou então o acompanhamento, sendo que em determinado momento ele entrou em uma rua na contra-mão e, logo depois, acessou a rua onde estava sendo realizada uma feira livre. A por conta da feira não era possível prosseguir, então ele manobrou para retornar e acabamos ficando de frente com ele. Foi aí que o rapaz que estava no banco do carona aproveitou para abrir a porta e correr em direção à feira", disse o guarda, que segue. "Nesse momento, o condutor jogou o carro para cima de mim e me acertou na perna. Foi quando eu vi ele apontando a arma na minha direção. Efetuei alguns disparos e acertei dois no ombro, que depois vim a saber que transfixaram para o peito. Ele também chegou a puxar o gatilho".

Ferido, o homem perdeu o controle do carro, subiu na calçada e bateu com violência em uma árvore, que foi arrancada com a pancada. Enquanto ele era detido pelo GM Moacir, os outros guardas foram a pé atrás do adolescente e conseguiram detê-lo na feira.

Viaturas que chegaram no apoio socorreram o homem baleado ao São Vicente, onde acabou morrendo.

O caso foi registrado na Central de Flagrantes. A arma utilizada por ele foi apreendida e reconhecida pela vítima de roubo, assim como ele (por foto), também foi reconhecido como sendo o ladrão que a roubou.acertaram o ombro do suspeito e transfixaram para o peito.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.