PESQUISA OVALE

Ortiz lidera intenção de voto à Prefeitura Taubaté, seguido por Loreny e Capitão Souza

Em um dos cenários testados pela pesquisa OVALE/Sampi/Ágili Pesquisas, Ortiz e Loreny estão em empate técnico, e nos outros dois o tucano lidera isoladamente; Saud não atinge 5%

Por Julio Codazzi | 20/05/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Taubaté

Divulgação/CMT

Palácio do Bom Conselho, sede da Prefeitura de Taubaté
Palácio do Bom Conselho, sede da Prefeitura de Taubaté

Caso a eleição para a Prefeitura de Taubaté fosse realizada nesse momento, o ex-prefeito Ortiz Junior (PSDB) lideraria as intenções de voto, segundo pesquisa OVALE/Sampi/Ágili Pesquisas. O tucano aparece em primeiro lugar nos três cenários testados na pesquisa estimulada - quando o entrevistado recebe uma lista com os nomes dos pré-candidatos.

No primeiro cenário, Ortiz aparece com 24%, seguido pela ex-vereadora Loreny (Solidariedade), com 17%. Nesse cenário, Loreny está empatada tecnicamente com Ortiz, quase no limite da margem de erro.

Na sequência, aparece Capitão Souza (PL), com 10,25%. Souza está tecnicamente empatado com Loreny, também quase no limite da margem de erro.

Depois surgem o ex-deputado estadual Padre Afonso (Podemos), com 5%, o prefeito José Saud (MDB), com 4,5%, e o ex-vereador Digão (PP), com 4,25%. Esse trio também está em situação de empate técnico com Capitão Souza.

Na sequência, com 1,25%, aparecem o empresário Fabiano Vanone (sem partido), o ex-deputado estadual Sérgio Victor (Novo) e o ex-vereador João Vidal (PSB). O ex-prefeito Salvador Khuriyeh (PT) tem 1%. A vice-prefeita Adriana Mussi (Republicanos) tem 0,75%. Com 0,25% aparecem o advogado Antônio Jorge (DC) e o professor Ronaldo Santos (PSOL). O engenheiro Chico Oiring (PSC) ficou com 0%. Todos os pré-candidatos entre Padre Afonso e Chico Oiring estão em situação de empate técnico.

Aqueles que responderam que não votariam em nenhum desses candidatos somaram 16%. Os que não sabem ou não quiseram responderam foram 13%.

O instituto ouviu 590 pessoas entre os dias 15 a 17 de maio. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%.

SEGUNDO CENÁRIO.
A pesquisa também testou um segundo cenário, no qual, pelo Rebublicanos, Adriana Mussi dá lugar à vereadora Vivi da Rádio.

Nesse cenário, Ortiz Junior aparece isolado em primeiro lugar, com 24%, seguido por Loreny, com 15,5%. Na sequência aparece Capitão Souza, com 9,5%. Souza e Loreny estão tecnicamente empatados.

Depois vêm Padre Afonso, com 5%, Digão, com 4,5%, Saud, com 4%, Vivi da Rádio, com 3,5%, e Sérgio Victor, com 1,75%. Esses cinco também estão em situação de empate técnico com Capitão Souza.

Na sequência surgem Salvador Khuriyeh, com 1,25%, Fabiano Vanone, com 1%, João Vidal, com 0,75%, e o trio Ronaldo Santos, Chico Oiring e Antônio Jorge com 0,5%. Todos entre esse trio e Padre Afonso estão em empate técnico.

Aqueles que responderam que não votariam em nenhum desses candidatos somaram 14,75%. Os que não sabem ou não quiseram responderam foram 13%.

TERCEIRO CENÁRIO.
A pesquisa também testou um terceiro cenário, no qual, pelo Rebublicanos, o pré-candidato é o ex-vereador Guará Filho. Outras mudanças são nos nomes do Podemos (o professor Gabriel Pinelli, substituindo Padre Afonso) e do PL (o gestor público Eduardo Cursino, no lugar de Capitão Souza).

Nesse cenário, Ortiz Junior também aparece isolado em primeiro lugar, com 26,25%, seguido novamente por Loreny, com 16,75%.

Na sequência, outros 12 pré-candidatos aparecem em cenário de empate técnico: Digão, com 5%, Saud, com 4,25%, Gabriel Pinelli, com 2%, Guará Filho e Salvador Khuriyeh, com 1,75%, Sérgio Victor, com 1,5%, João Vidal e Fabiano Vanone, com 0,75%, Eduardo Cursino e Antônio Jorge, com 0,5%, e Chico Oiring e Ronaldo Santos, com 0,25%.

Aqueles que responderam que não votariam em nenhum desses candidatos somaram 19,5%. Os que não sabem ou não quiseram responderam foram 18,25%.

REJEIÇÃO.
Também foi perguntado em quem os entrevistados não votariam de jeito nenhum. A maior rejeição é de José Saud, com 21%, seguido por Loreny, com 14,25% e Ortiz Junior, com 10%.

Na sequência aparecem Salvador Khuriyeh, com 3,75%, Padre Afonso, com 3%, Capitão Souza, com 1,5%, Digão, com 1,25%, Chico Oiring, com 1%, Guará Filho, com 0,75%, Vivi da Rádio, Fabiano Vanone e Gabriel Pinelli, com 0,5%, e Eduardo Cursino, Ronaldo Santos e João Vidal, com 0,25%. Adriana Mussi, Antônio Jorge e Sérgio Victor não foram citados.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

2 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Rosa Maria De Jesus
    08/11/2023
    Chega de Ortiz ,chega de dono de escola,chega desses vereadores e prefeitos que só se beneficiaram com eleições passadas e a recente.Vomos votar em pessoa que tem projetos sinceros para nossa cidade.Vamos colocar um ponto final nos exs.Taubate está jogada as traças,igrejas,escolas todas sem reformas,lugares de passeios como Itaim sem visitações por com de falta de manutenção e projetos.a zona rural abandonada sem asfalto,sem melhorias.Vc passa pela cidade só mato,a calçada daqui próximo a escola Marisa o mato tomou conta,não dá para ver o cimento da calçada,as crianças passam na rua para ir na escola,de tanto mato,faz anos que não limpam a calçada.Total abandono nos bairros.Chega de contos de fadas.Queremos administradores que cumpram o que nos prometem.
  • Bruna
    22/05/2023
    Está muito cedo para concluir esse cenário. O atual prefeito tem se dedicado a fazer o melhor pela cidade e os adversários só querem atacá-lo visando a eleição. Ajudar que é bom, nada!