IZAIAS SANTANA

Três Rios: um esforço regional pelo reflorestamento e proteção das nascentes

Por Izaias Santana | 20/05/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Prefeito de Jacareí

Recentemente, fui convidado pelo meu amigo Casquinha, Prefeito de Jambeiro, para apresentar ao Secretário de Governo do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab, em nome do Consórcio Três Rios, o projeto de levantamento das nascentes, das áreas de reserva legal privadas e públicas sem proteção vegetal e das remanescentes de Mata Atlântica, das cidades de Cunha, São Luiz do Paraitinga, Redenção da Serra, Natividade da Serra, Paraibuna, Jambeiro e Santa Branca.

A justificativa é que nestas cidades estão as nascentes dos rios que formam o Rio Paraíba do Sul (Rio Paraitinga e Rio Paraibuna), responsável pelo abastecimento do Vale do Paraíba paulista e fluminense e do Sul de Minas. Portanto, o projeto contribuiria para a contenção dos efeitos climáticos e potencializaria nossa microrregião, via prefeituras ou consórcio. A principal dificuldade é a produção de informações suficientes. As prefeituras têm poucos dados e recursos técnicos para o levantamento destes itens. 

Neste quesito, Jacareí está fazendo a lição de casa. Desde 2018, realizamos diversas parcerias com organizações sociais, empresas, universidades e proprietários rurais para o planejamento da paisagem do município, identificando suas nascentes e áreas privadas de reserva legal, propondo o reflorestamento com árvores nativas, para formação de um corredor ecológico, e identificando as áreas públicas que precisam ser reflorestadas. As organizações sociais também buscam nas empresas o financiamento do plantio e da sua manutenção, fazendo a intermediação entre proprietários rurais e empresas.

Neste período, consciente do dever de dar respostas ambientais, ampliamos o trabalho de educação ambiental, restauramos e abrimos o Viveiro Municipal, criamos o Conselho Municipal do Meio Ambiente, assumimos o licenciamento dos empreendimentos de baixo impacto local e acertamos, com a CETESB, os Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental, cumprindo as compensações ambientais pelas obras públicas.

Este conjunto de ações já apresenta bons resultados. O programa ‘Município Verde e Azul’, do Governo do Estado, que tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental nas cidades paulistas, aponta um importante indicador: em 2018, Jacareí ocupava a 256ª posição no ranking do programa. Em 2021, subimos para a 164ª posição, devido ao plantio de cerca de 35.882 mudas, o que equivale a 22,64 hectares de restauração florestal, com plantas nativas da Mata Atlântica. Somando esse número ao dos plantios de voluntários, totalizam 62.337 árvores plantadas.

Juntando o planejamento de Jacareí à complementação dos levantamentos já realizados por São Luiz do Paraitinga e Paraibuna, ao das demais cidades, postulado pelo consórcio junto ao governo do Estado, teremos condições de pleitear, individualmente ou em consórcio, recursos privados externos e internos, para restabelecimento das nascentes que produzem água, além de combater os efeitos do aquecimento global e proteger os três rios de nossa região.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

2 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Dulcinéia Arruda Doffini
    23/05/2023
    Está chegando a época das queimadas. Vou falar da região de Bemposta que eu estou conhecendo e me decepcionei muito que no ano passado tivemos queimadas horríveis nessa região. Fiquei apavorada com a extensão das queimadas e a destruição gradativa das poucas matas que restam. Espero que este ano haja maior mobilização por parte do poder público para evitar tanta destruição.
  • Silvana
    21/05/2023
    Parabéns, Prefeito Izaias. São essas ações e políticas públicas que nos fazem sentir esperança. O planeta agradece????????????????????????????????