RELATO

Mãe relata sete horas de espera em atendimento no Clínicas Sul, em São José

Por Gabriel Campoy | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/PMSJC

“Sete horas esperando na fila e apenas duas médicas atendendo”. Esse foi o relato de uma mãe sobre o atendimento da unidade pediátrica do Hospital Clínica Sul, no Parque Industrial, em São José dos Campos, na noite da última quarta-feira (17).

Ela afirmou, em contato com a reportagem, que chegou ao hospital por volta das 13h30 e, até o momento do relato, às 20h17, não havia ainda sido atendida. Segundo a mãe, as duas médicas que estariam atendendo na unidade hospitalar se dividiam nas consultas. “Uma médica atendia 40 e outra 15. Bem complicada a situação”, enfatizou.

No entanto, a mulher destacou que sua filha, de 4 anos, não era a única com dificuldades para receber o atendimento. Em seu relato, ela diz ainda que outras mães estavam no local desde antes das 9h.

“Algumas [mães] com filhos autistas e não conseguiam ser atendidas. Elas iam na recepção e eles diziam que só tinha dois médicos atendendo. Cada vez aumentavam a carga de pacientes, mas não nos passavam na frente. Foi um caos”, disse a OVALE. A mulher não preferiu não se identificar.

OUTRO LADO

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de São José dos Campos para questionar as reclamações feitas pela mãe em questão.

O Poder Executivo se pronunciou informando que a paciente citada na matéria passou por atendimento classificada na cor verde – usada para casos ‘pouco urgente’ de atendimento preferencial – e que realizou exames complementes, com medicações, o devido acompanhamento e reavaliação para alta dentro do esperado para o quadro.

A nota, no entanto, não explicou os atrasos nos atendimentos dos pacientes e nem citou o fato das consultas serem realizados por duas médicas em um horário de movimento. Confira o comunicado na íntegra abaixo:

“A Prefeitura de São José dos Campos informa que o Hospital de Clinica Sul é Unidade de Pronto Atendimento, faz parte da Rede de Atenção às Urgências. O objetivo é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192.

Para organização do atendimento é realizada triagem e classificação por cor, pacientes classificados pela cor verde, tratam-se de pacientes que poderiam ser atendidos em nível de Unidade Primária de Saúde, uma vez que, não apresentam riscos dentro da classificação internacional.

Em resposta ao questionamento da reportagem, informamos que a referida paciente passou em atendimento sendo classificada para cor verde, realizou exames complementares, recebeu medicações, teve o devido acompanhamento e reavaliação para alta dentro do esperado para o quadro”

Comentários

1 Comentários

  • Rogerio 23/05/2023
    A prefeitura não explica nada, a câmara municipal bloqueia qualquer pedido de explicação, e o povo se lasca nas filas da saúde e esperando 3meses para consulta com especialista e ou exame , como eu estou.