PERSONAGEM

Morre aos 56 anos o Lunático Dançarino, figura folclórica do centro de São José

Por Xandu Alves | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 4 min
Divulgação / Wagner Ribeiro / São José dos Campos Antigamente
Lunático Dançarino e sua famosa bicicleta no centro de São José
Lunático Dançarino e sua famosa bicicleta no centro de São José

A região central de São José dos Campos não será mais a mesma. Ao menos na alegria.

Morreu na noite desta segunda-feira (15), aos 56 anos, José Aparecido de Oliveira, também conhecido como José Carlos ou o ‘Lunático Dançarino’, figura folclórica do centro de São José dos Campos.

Oliveira morreu em decorrência de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e de problemas cardíacos.

Segundo familiares, ele estava internado há 13 dias em um hospital em Itajubá (MG) e passou os últimos dias na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). O corpo foi sepultado na tarde desta terça-feira (16), no cemitério municipal de Brazópolis (MG), cidade de 14 mil habitantes onde vive a família.

Conhecido por sua dança e pelo trabalho na divulgação do comércio da região central de São José dos Campos, em sua insuperável bicicleta ‘Lunática Nova Estrela’, Oliveira vinha enfrentando problemas cardíacos nos últimos anos, que o fizeram voltar para a terra natal no ano passado.

“Ele estava com problema de coração e veio para Brazópolis no ano passado. Estava mal e esperando um transplante de coração. Ele teve um AVC também”, disse a irmã Maria Benedita, 67 anos.

Segundo ela, Oliveira era caçula de oito irmãos, cujo pai, aos 93 anos, ainda mora em Brazópolis com familiares. A mãe morreu quando ele era bebê. O pai se casou novamente e teve mais cinco filhos.

CARREIRA

Oliveira deixou o trabalho na roça em Brazópolis para tentar um emprego em São José, no começo dos anos 1980. Ele veio para a cidade no final da adolescência e se encantou com São José, passando a morar com uma tia.

Arrumou emprego como guarda noturno e, nas horas de folga, conhecia a cidade que escolhera para viver. Para não ir a pé, arranjou uma bicicleta que aos poucos foi ganhando enfeites e apetrechos multiformas e coloridos.

Foi então que decidiu customizar a bicicleta e desenhou o próprio modelo, batizando-a de ‘Lunática Nova Estrela’, com a qual começou a ser conhecido pela cidade e a fazer divulgação de comércios e eventos.

Em paralelo, encantou-se com o rock nacional e internacional e iniciou a carreira como dançarino, frequentando clubes noturnos de São José aos finais de semana. Tornou-se frequentador assíduo de extintas casas como Haddock, Locomotiva e Barcelona, onde assumiu de vez o apelido de Lunático Dançarino, adotado como nome profissional.

O jeito diferente de dançar rendeu-lhe a criação do ‘treme-treme’, estilo de dança único e singular que o tornou ainda mais famoso na cidade. Passou a ser convidado para se apresentar em festas e shows e ganhou até uma empresária, que marcava seus compromissos profissionais.

“Vocês vão assistir agora um show diferente, uma dança diferente. Assim como Michael Jackson criou o seu estilo, ele, o Lunático, também criou o dele. Com vocês Lunático Dançarino”, dizia a amiga e empresária Lourdes Ribeiro antes das apresentações de Oliveira.

“Essa apresentação foi criada para preparar o público e para evitar que o chamem de louco novamente e de que se trata de um artista dançarino que ensaia seus passos e seleciona suas músicas preferidas”, contou Lourdes ao site ‘São José dos Campos Antigamente’.

Se fosse hoje, época das redes sociais e da viralização instantânea, o hit treme-treme do Lunático Dançarino viraria febre nacional.

OUTDOOR AMBULANTE

Além da dança, Oliveira criou a roupa que se tornaria sua identidade visual: camiseta branca, jaqueta de couro com estrelas pregadas como as da bicicleta, calça preta e bota de cowboy.

Na Praça Afonso Pena, no centro de São José, o Lunático Dançarino tornou-se um dos personagens mais conhecidos por suas performances teatrais e musicais com sua bicicleta, divulgando comércios e eventos.

A bicicleta virou uma espécie de outdoor ambulante, com propagandas e divulgações diversas, além de presença garantida em todos os seus shows. Com retorno garantido, o espaço passou a ser disputado pelos clientes de Oliveira.

“Apesar de ser figura conhecida no centro, não se sabia muito dele. Era ferramenta de divulgação do comércio da região central. Figura emblemática com seu trabalho de divulgação. Ele se confundia com a imagem da Praça Afonso Pena e também das danceterias. Estava sempre lá, fazendo a dança do treme-treme”, disse Wagner Ribeiro, editor audiovisual e criador do site ‘São José dos Campos Antigamente’.

Nas últimas aparições com a bicicleta, Oliveira levava nela seus anúncios, estrelas, a foto da modelo e musa Gisele Bündchen, fotos 3x4, miçangas nas cores verde e amarelo, carrinhos de plástico, um mapa próximo da direção como uma espécie de GPS e a bandeira cheia de estrelas, marca registrada do Lunático.

Agora a bicicleta entra para a história e o dançarino ganha de vez as estrelas, para não ser mais esquecido.

Comentários

3 Comentários

  • Claudete duarte 17/05/2023
    Fiquei muito triste
  • Helder R 17/05/2023
    Grande Lunático, com sua bike exclusiva nas ruas de SJC, e suas danças mais que únicas nas noites de SJC, DEUS te receba de braços abertos, e que faça a alegria ai no céu. Pois aqui jamais será esquecido pelas sua simplicidade e alegria. (Deus conforte a cada pessoa de sua família e amigos).
  • ROBERTO LUIZ VILAS BOAS 16/05/2023
    DESCANSE EM PAZ CAMARADA, QUE PAPAI DO CEU TE RECEBA COM FESTAS!! VAI COM DEUS