Aprovação em votos.
O maior desafio do prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD), é transformar a alta aprovação da sua administração entre os eleitores da cidade em potencial de voto, visando as eleições municipais de 2024.
De acordo com o levantamento de OVALE/Sampi/Ágili Pesquisas, 79% dos entrevistados aprovam a gestão de Anderson em São José, e 13,20% reprovam – 7,78% não souberam ou não quiseram responder.
A pesquisa ouviu 590 pessoas entre 4 e 8 de maio. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
“A administração de Anderson Farias está batendo quase 80% de aprovação. Temos feito pesquisas em diversos estados e posso afirmar que é uma das mais bem avaliadas gestões municipais”, disse Júlio Cesar Sanches, diretor da Ágili Pesquisas e Marketing.
Eleito em 2021 como vice de Felicio Ramuth (PSD), que deixou o cargo de prefeito em 1º de abril de 2022 para concorrer ao governo estadual, Anderson também se beneficia da boa imagem que a gestão de Tarcisio de Freitas (Republicanos) tem em São José, também com 79% de aprovação e 9,8% de reprovação.
“O índice de aprovação de Anderson e de Tarcísio são os mesmos, praticamente. Os governos municipal e estadual são muito bem avaliados em São José, o que beneficia o Anderson como candidato em 2024”, afirmou Sanches.
Segundo ele, Anderson Farias terá que, a partir de agora, começar a “andar mais como político” do que apenas “como prefeito”, pensando na reeleição no ano que vem.
“Anderson é visto como um bom prefeito que assumiu com a saída do Felício, e vem continuando nessa toada de boa gestão. O papel dele é caminhar com as próprias pernas e fazer o papel do candidato. Ter esse reconhecimento alto na administração vai fazer com que tenha boa chance de se reeleger”, avaliou Sanches.