ANDRÉ AQUINO

A fruta que chora e sua lenda

Por André Aquino | 29/04/2023 | Tempo de leitura: 1 min
Chef de Cozinha

Divugalgação

A fruta que chora e sua lenda
A fruta que chora e sua lenda

Você conhece a fruta que chora? Com toda certeza conhece, pois trata-se de uma fruta da Amazônia, de nome tupi, conhecida como açaí. A lenda conta que o cacique Itaqui sacrificou as crianças em razão de um período de fome, inclusive sua própria neta, filha de Iaçá, sendo que essa morreu de tristeza ao pé de uma árvore, que cresceu e gerou frutos. Os índios começaram a chamar essa árvore de Açaí, nome contrário de Iaçá. Essa fruta conquistou todo o Brasil e muitos lugares do mundo, levando um pouco da nossa cultura. A cozinha paraense é recheada de receitas com essa fruta servida com peixe, totalmente diferente do que estamos acostumados a comer ou tomar, pela nossa região. 

O açaí foi ganhando fama e novas formas de ser produzido, chegando nesse “sorvete” gelado, que hoje em cada esquina, padaria e outros estabelecimentos podemos encontrar. Particularmente, gosto das duas formas de consumir, seja com pratos quentes ou coberto com um delicioso leite condensado e banana. 

Se você ficou curioso para provar a verdadeira comida paraense, vá conhecer em São Paulo o restaurante "Marahú Comida Paraense", com uma comida incrível e um atendimento impecável.  Já em São José dos Campos, na Av. Anchieta, você encontra o "Yasaí", e recomendo provar o Tacaca, feito com tucupi, jambu e camarão. Em Taubaté, você encontra o "Jabá do Riba", mas não espere requinte, pelo contrário, um espaço bem rústico, com comida boa e fortes temperos. 

Mas, como falar do Pará, sem mencionar o chef Thiago Castanho? Impossível, pois se tornou uma referência no Brasil. O chef foi dono do "Remanso do Bosque", que infelizmente fechou em 2020, em razão da pandemia. 

E você, gosta de um açaí? Eu mesmo, depois de escrever esse texto, já vou pegar um açaí bem gelado.

Bom apetite e bom final de semana.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.