Todos os dias o planeta Terra passa por uma batalha de sobrevivência bem acima de nossas cabeças. O Sol é responsável por nos dar vida, mas também está o tempo todo em uma batalha com a Terra por ocupar seu espaço. A luz que flui do Sol em direção a Terra vem de várias formas como as que falamos no texto anterior ‘Qual a cor do Sol?’. Porém, tem mais uma coisa que o Sol envia a todo momento em nossa direção conhecido como Vento Solar.
O Vento Solar carrega o campo magnético do Sol para o espaço. A Terra precisa então se proteger desse vento que seria capaz de arrastar tudo que tem na superfície destruindo qualquer possibilidade de vida na forma que temos hoje. Felizmente isso não acontece, pois, a Terra tem um superpoder: o seu campo magnético.
O campo magnético da Terra é chamado pelos cientistas de campo Geomagnético (prefixo Geo=Terra). Esse campo é gerado no interior da Terra, próximo ao seu núcleo e se estende além da superfície da Terra até o espaço. Esse campo magnético é um dos elementos essenciais para nossa sobrevivência pois ele é um escudo. Quando o Vento Solar chega próximo a Terra, esse escudo forma uma barreira à passagem desse vento o desviando e nos protegendo desse grande risco, conforme mostra a ilustração abaixo.
Assim, dentro dessa região protegida pelo campo geomagnético, a atmosfera terrestre pode permanecer com vida na superfície. Outra propriedade desse campo é o aprisionamento de partículas de alta energia que vem em nossa direção. As partículas são retidas nesse campo e formam dois cinturões de radiação conhecidos como cinturões de Van Allen os quais falaremos com detalhes em outro momento. O campo geomagnético está dentro da área de estudo do clima espacial. Todas as interações do Sol com a Terra a partir desse elemento, afetam a vida na Terra assim como dos satélites e estações espaciais que flutuam nesse meio.
A Lua e Marte são conhecidos por nós como sendo os próximos destinos à exploração humana e ambos não têm o mesmo escudo magnético que a Terra. Eles não são capazes de gerar campo magnético para se proteger do Vento Solar e, portanto, não conseguem reter uma atmosfera que seja favorável a vida humana sem o uso de equipamentos de proteção. Esse é mais um dos desafios para a colonização, caso o ser humano queira estabelecer algum tipo de manutenção de vida na Lua ou em outro planeta como Marte.
Uma série de ficção científica chamada ‘For All Mankind’ da Apple TV+ nos mostra esse e outros problemas da exploração espacial assim como apresenta algumas soluções fictícias para esses e outros desafios. Fica aqui uma sugestão de entretenimento para os amantes do espaço.
Agências espaciais pelo mundo que estão a frente da exploração espacial, assim como cientistas especialistas nessa área vem buscando soluções para contornar essa questão. Existe também a busca por outras luas, exoplanetas ou locais que possuam, de alguma forma, uma proteção semelhante à do planeta Terra. Enquanto isso, vamos acompanhando por aqui o sucesso dessas descobertas que podem trazer uma nova possibilidade para o advento da vida humana em outro local fora do escudo protetor da Terra.
Quer saber mais sobre o escudo protetor da Terra? Visite o canal MaisQueRaios no Youtube e @maisqueraios no Instagram. Um agradecimento especial ao jornal O Vale por nos apoiar para que esse conteúdo chegue a mais pessoas.
Comentários
3 Comentários
-
Milton. RS. 23/04/2023Parabéns gostei aprendi o que não sabia , manda mais , gosto do espaço ,...
-
Celina Barbara de Miranda 22/04/2023A cada semana que passa eu me surpreendo com a coluna de Dr. Cláudia MaisQueraios que atravês do jornal OVALE ,vem nos mostrando o quanto é importante entender sobre o nosso planeta terra e Espaço. Saber que o Sol interage com a terra e a terra nos defende com um escudo e se nao fosse esse escudo de proteçao nos nao estaríamos aqui. Muito bom saber que existe equipes de cientistas nesse trabalho de descobrir condiçoes de vida em outro planeta. Dra. Cláudia que linda tudo que vc falou sobre o Sol eu amo tudo isso. Você está dividindo seu conhecimento para o mundo. Obrigada
-
José Paulo Ferrari 22/04/2023A existência deste campo magnético, como se pode ver em muitas literaturas e, especialmente, em antigos escritos descobertos pela arqueologia, não era desconhecido na antiguidade. Creio, ele tem uma intrínseca relação com o a camada a que chamamos magma ou núcleo da Terra. Resta-nos, naturalmente, refletir por que razão a Terra tem está “qualidade”, ou capacidade de manter o equilíbrio que permite a expressão da Vida em todo o seu esplendor! Belíssimo texto. Parabéns!