DEVOÇÃO

Tradicional Festa de São Benedito completa 266 anos em Guaratinguetá

Por Da redação | Guaratinguetá
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação / PM
Cavalaria de São Benedito e São Gonçalo
Cavalaria de São Benedito e São Gonçalo

Após dois anos de pandemia sem comemorações, a tradicional Festa de São Benedito e São Gonçalo em Guaratinguetá completa 266 anos em 2023 como uma das mais longevas do Brasil.

A festa foi realizada pelo segundo ano seguido após a parada provocada pela pandemia, em 2020 e 2021.

Na manhã desta segunda-feira (10), feriado em Guaratinguetá, a festa começou com a missa da Irmandade de São Benedito na paróquia do Puríssimo Coração de Maria, conhecida como Igreja de São Benedito. Logo em seguida, foi servido um café de São Benedito para os devotos.

Também é realizada a missa solene da festa, às 10h, e depois das 12 a tradicional distribuição de doces e lembrancinhas de São Benedito, ocasião na qual deve ser anunciado o casal de rei e rainha para a festa para 2024. Cerca de 5.000 quilos de doces devem ser distribuídos ao público.

Na parte da tarde, com expectativa da participação de milhares de pessoas, às 17h, será realizada a Procissão de São Benedito e São Gonçalo que percorrerá ruas de Guaratinguetá terminando na Igreja de São Benedito, por volta de 19. Haverá shows para o encerramento da festa.

No domingo (9), a Cavalaria de São Benedito e São Gonçalo desfilou pelas ruas de Guaratinguetá. Os cavaleiros voltam nesta segunda para acompanhar a procissão.

APARECIDA

Em Aparecida, a Festa de São Benedito completa 114 anos em 2023 como a maior manifestação religiosa, cultural e folclórica do estado de São Paulo. Os festejos começaram neste domingo (9) e seguem até a próxima segunda (17).

A expectativa de público para todo o período da festa é de 300 mil pessoas, segundo a Paróquia de São Benedito, responsável pelo evento. Congadas de todo o Brasil devem participar da festa em homenagem ao santo negro.

“Turistas culturais, religiosos e estudantes de todo o Brasil vêm a Aparecida prestigiar o evento e renovar a fé no glorioso santo”, informou a paróquia.

Este ano, segundo a direção, a festa volta a acontecer da forma tradicional, com todos os eventos culturais e religiosos, ao contrário do ano passando, ainda por conta da pandemia, quando os festejos não aconteceram em sua totalidade.


Comentários

Comentários