TRÂNSITO

Campinas registra quase um veículo por habitante, segundo dados do Detran

Por Pedro Baccelli | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Esepecial para a Sampi Campinas
Pedro Baccelli/Sampi Campinas
Movimento de carros na avenida Rotary, no Jardim Paineiras, próximo ao Shopping Iguatemi
Movimento de carros na avenida Rotary, no Jardim Paineiras, próximo ao Shopping Iguatemi

Sabe aquela sensação de ter mais automóveis que pessoas nas ruas. Em Campinas, não falta muito para isso acontecer. Segundo o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito), o município tinha uma frota de 903.313 veículos até o mês de fevereiro de 2023. Segundo o Censo Demográfico de 2022, são 1.170.247 habitantes.

Comparado com o mesmo período dos últimos anos, este número vem crescendo cada vez mais. No ano passado, o município tinha 890.038 veículos. Em fevereiro de 2021, era de 880.670. Já no ano de 2020, era 876.076.

Os carros de passeio representam 64% desta frota. São 623.743 unidades registrados na cidade.

Fabrício da Silva Felipe, de 26 anos, já pesquisou carros para comprar e decidiu fazer um acordo em família. “Vou comprar o carro que é do meu pai, e o meu pai vai comprar um outro para ele. Já dei uma entrada de R$ 3 mil e até o final do ano já dei uma quantia boa para ele”.

Além de facilitar para sair e outras atividades do dia-a-dia, o manobrista pretende usar o veículo para trabalhar. “Usaria o carro para trabalhar como Uber”.

Em segundo lugar entre os mais comuns de serem encontrados aparecem as motocicletas com 130.933 unidades. O pódio é completado pelas caminhonetes, com 67.903.

A população ainda encontra caminhão, caminhão trator, camioneta, chassi plataforma, ciclomotor, micro-ônibus, motoneta, ônibus, quadriclo, reboque, semirreboque, sidecar, trator esteira, trator de rodas, utilitários e outros tipos de veículos circulando pelas ruas e avenidas de Campinas.

Comentários

Comentários