EX-DEPUTADO

Após quatro anos sem mandato, Helio Nishimoto ganha cargo na Prefeitura de São José

Ex-vereador e ex-deputado estadual, Nishimoto foi nomeado para o cargo de diretor de gestão de projetos especiais e terá um salário de R$ 11,4 mil

Por Julio Codazzi | 29/03/2023 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Divulgação/Alesp

O ex-vereador e ex-deputado federal Helio Nishimoto
O ex-vereador e ex-deputado federal Helio Nishimoto

Exatos quatro anos após ficar sem mandato, o ex-vereador e ex-deputado estadual Helio Nishimoto (MDB) foi nomeado para um cargo comissionado na Prefeitura de São José dos Campos.

Nishimoto será diretor de gestão de projetos especiais, um cargo vinculado à Secretaria de Mobilidade Urbana.

A reportagem perguntou à Prefeitura qual será o salário de Nishimoto. Em nota, a Secretaria de Mobilidade Urbana alegou que o valor "está disponível no Portal da Transparência". Essa informação não é verdadeira, já que o Portal da Transparência tem dados dos salários apenas até fevereiro, e o ex-deputado foi nomeado para o cargo em 16 de março. OVALE apurou, no entanto, que o salário bruto será de R$ 11.444,99.

CARGO.
Questionado sobre os critérios observados para a escolha de Nishimoto para o cargo, o governo Anderson Farias (PSD) alegou que, pela atuação na Assembleia Legislativa, o ex-deputado "tem experiência na interface com o governo do estado, que é parceiro do município em projetos estratégicos, como o investimento na segunda fase da Linha Verde" e em "três projetos de municipalização de estradas estaduais".

O governo Anderson argumentou ainda que, "como vereador por quatro mandatos", Nishimoto "incentivou e fez projetos de lei visando o uso de bicicletas e o aperfeiçoamento do sistema cicloviário", e que ele "iniciou sua vida como projetista aeronáutico na Embraer", já "trabalhou como técnico na construção do VLS-veículo lançador de satélite e no projeto da primeira van brasileira em Guarulhos", e que essas são "experiências que contribuem para a gestão dos projetos especiais da Secretaria de Mobilidade".

À reportagem, Nishimoto falou sobre o cargo que irá ocupar. "Quando a gente fala em projetos especiais, é tudo que há de novo e que pode melhorar a mobilidade na cidade. Vou buscar ajudar tanto em financiamentos quanto em ideias novas, tudo para melhorar o transporte coletivo e o sistema de trânsito".

TRAJETÓRIA.
Nishimoto foi vereador em São José por quatro mandatos consecutivos, de 1997 a 2008. Depois, atuou como deputado estadual de 2009 a 2019. Toda essa trajetória foi feita pelo PSDB.

Nas duas últimas eleições, não conseguiu ser eleito: em 2018, pelo PSDB, a deputado estadual; e em 2022, já pelo MDB, a deputado federal.

Nishimoto deixou a Assembleia Legislativa de São Paulo em março de 2019. Depois, atuou por quase três anos na Prodesp, que é a empresa de informática do governo paulista.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Laurence Benatti
    30/03/2023
    O Hélio é um bom sujeito, mas este não é o lugar dele.