ALERTA

Jovem leitor de Hitler e apreciador de armas causa pânico no Vale após vídeo nas redes

Adolescente foi levado à delegacia para prestar esclarecimentos e afirmou que publicação foi apenas por ‘pura diversão’

Por Jesse Nascimento | 29/03/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para OVALE

Reprodução

Um adolescente de 15 anos, do 9º ano da Escola Estadual Hildebrando Martins Sodero, em Silveiras, gerou pânico em colegas após publicar um vídeo em sua rede social ameaçando um possível atentado nos próximos dias.

Na publicação, o vídeo aparece com a frase: “11/04. Tudo acontecerá da forma que serei julgado”, com a imagem de uma pessoa vestida com touca ninja e roupa militar, além de diversas cenas de atentados no que parece ser em escolas e universidades estadunidenses. Pais e responsáveis foram avisados pelos alunos e alguns já iniciaram a retirada de seus filhos do colégio.

O diretor do colégio foi à delegacia para relatar o caso às autoridades policiais ainda na manhã desta quarta-feira (29). Policiais militares e civis foram à escola e identificaram o aluno. Ele ficou na sala da direção para ter resguardada sua integridade física, já que ele estaria sendo apontado por outros colegas como o responsável pelo vídeo que reproduzia um atentado.

Todos foram então levados à delegacia. No local, ao revistarem a mochila do adolescente, os policiais encontraram desenhos de arma de fogo feitos à mão, apostilas e dois livros: ‘A República’, de Platão; e ‘A Mente de Adolph Hitler’, de Walter Langer. A segunda obra, inclusive, tinha um trecho grifado com a frase: “É uma questão de vontade. Uma vez que tomei a decisão de não fazer algo, está tomada para sempre”.

As autoridades ainda resolveram acessar o celular do estudante, que foi permitido após a autorização de sua mãe. Lá, o vídeo citado estava como a primeira publicação em uma rede social.

Questionado sobre a data de 11 de abril enfatizada no vídeo, o estudante e a sua mãe informaram que é o dia em que o adolescente participará de uma audiência no Fórum de Cachoeira Paulista, referente a uma pichação realizada por ele na escola. O garoto ainda disse que publicou o vídeo por ‘pura diversão’ e que não teria intenção em causar mal a ninguém.

Ele ainda afirmou aos policiais que gosta de desenhar armas de fogo e por isso as ilustrou. Já sobre o livro que destaca a mente de Hitler, ele disser ter ganhado de presente da irmã. Admitindo estar arrependido pelo ocorrido, o garoto ainda destacou que faz uso de remédios controlados e que passa por psicólogo e psiquiatra.

Depois da oitiva, o delegado decidiu pela apreensão do livro, caderno e aparelho celular acima mencionados. OVALE teve acesso ao vídeo citado no texto, mas optou por não reproduzi-lo.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.