O chef Edinho Engel, do restaurante Manacá, na praia do Camburizinho, em São Sebastiao no Litoral Norte de São Paulo realiza nesse final de semana, mais precisamente neste sábado (1), um terceiro jantar solidário em prol da reconstrução da região devastada pelas chuvas. O jantar será no restaurante que Edinho comanda há 33 anos na localidade – o Manacá, e será assinado por por nove chefs, sendo dois locais e sete que vão à Camburizinho para fortalecer a proposta: Erick Jacquin (President, Lvtecia e Ça Va), Emmanoel Bassoleil (Skye, Hotel Unique), Bel Coelho (Cuia), Henrique Schoendorfer (Ristorantino), Ivan Ralston (Tuju e Tujuina), Danilo Fernandes (Amado), Mara Mello (Maramello Pâtisserie) e os locais Eudes Assis (Taioba) e Maria Ferreira (Manacá). As nove etapas serão harmonizadas pelo renomado sommelier Gianni Tartari. O novo encontro pretende não apenas manter a ajuda para os necessitados, mas buscar a normalidade e a volta do turismo para as praias de São Sebastião. “O litoral continua precisando de ajuda. Várias pessoas perderam tudo e estão reconstruindo sua vida. Esse jantar tem como objetivo, além de manter a ajuda, chamar a atenção para as pessoas retornarem, para que a vida volte ao normal, garantindo a economia e a produção locais. Os acessos já estão reconstruídos e a tempestade se foi. É hora de voltar à normalidade, aquecendo o turismo e a frequência de quem tem casa por aqui”, diz Edinho que envia a renda para associação Renova Camburi_Zinho, que está trabalhando com as vítimas das tempestades. O cardápio, bem eclético, inclui “coxinhas” de Ivan Ralston; o famoso caldo de siri de Eudes Assis, o “Fake Tartare” de Emmanuel Bassoleil, a flor de abobrinha recheada com mousse de peixe de Erick Jacquin entre outras delícias devidamente harmonizadas com vinhos selecionados. O Jantar foi vendido a R$ 1.000 por pessoa.
Preservação, em arte
A produção artística começou a mil no Ateliê De Etser Santa Clara em 2023. Fábio Sapede, gravador e fundador do De Etser comanda uma equipe de 10 artistas plásticos que desenvolvem o projeto “VargEM Grande Escala”, que vai levar xilogravuras em grandes formatos para espaços públicos de toda a região. O projeto pretende ampliar a visibilidade e discutir a preservação ambiental das várzeas do Rio Paraíba do Sul usando como tema a Vargem Grande, região rural de São José dos Campos onde se localiza o conceituado ateliê de gravura.
Allegro Molto
Amanhecem neste sábado, 1º, em São José dos Campos dois dos mais brilhantes músicos brasileiros da atualidade: o consagrado o violoncelista Antonio Meneses e o jovem pianista Cristian Budu. Eles se apresentam a convite de Lucy Asdente dentro do Projeto Virtuoses da Música com obras de Fauré, Debussy e Cesar Frank. Ambos os músicos, colecionam prêmios no Brasil e exterior!