ENERGIA

EDP fez mais de 24 mil fiscalizações no Vale em 2022 para combater furto de energia

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Funcionários da EDP
Funcionários da EDP

No balanço das ações de combate ao furto de energia, a EDP, distribuidora de energia elétrica do Vale do Paraíba, executou 24,5 mil fiscalizações em campo no ano de 2022, nos 17 municípios atendidos na região.

O volume de energia recuperada, mais de 31 mil MWh, é equivalente à soma do consumo dos municípios de Lorena, Aparecida e Jambeiro por um mês.

Segundo a EDP, os investimentos em tecnologia têm sido fundamentais para o combate ao crime. A detecção de potenciais alvos de irregularidade é realizada por meio da análise, em boa parte, feita computacionalmente por meio de algoritmos, métodos e ferramentas estatísticas, dos diversos padrões de consumo dos clientes.

A companhia também mantém treinamento das equipes para uma atuação cada vez mais eficaz. As inspeções em campo são realizadas por equipes técnicas com treinamento e equipamentos específicos para identificar manipulações nos medidores ou qualquer anormalidade na rede.

CRIME

Previsto no artigo 155 do Código Penal, o furto de energia é crime e a pena prevista é de reclusão de 1 a 4 anos e multa. E, conforme resolução da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), é realizada a cobrança de toda energia não faturada durante o período da irregularidade e o custo administrativo.

Além disso, informou a EDP, a ação ilegal pode provocar sobrecarga na rede elétrica, com prejuízo para a população, que sofre com a interrupção ou oscilação do fornecimento para sua residência, comércio e nas vias públicas.

“As ligações irregulares trazem ainda o risco de acidentes mais sérios, como a morte do infrator ou de terceiros, pois os cabos da rede elétrica sempre estão energizados, além de prejudicar a sociedade como um todo, já que não há arrecadação de impostos sobre a energia consumida”, disse a companhia.

Com intuito de coibir cada vez mais o furto de energia, a EDP pede que a população contribua denunciando as ligações irregulares. Para tanto, disponibiliza os canais de atendimento aos consumidores – site www.edponline.com.br, aplicativo EDP Online, Agências de Atendimento presencial e a Central de Atendimento ao Cliente (0800 721 0123), que funcionam 24 horas e com ligação gratuita. O sigilo é total e a inspeção realizada com a máxima urgência.

Comentários

Comentários