BLINDAGEM

Câmara de São José rejeita pedido de informação sobre a biblioteca Cassiano Ricardo

Com a rejeição do requerimento, Prefeitura de São José dos Campos não é obrigada a fornecer os dados para o Legislativo

Por Sessão Extra | 23/03/2023 | Tempo de leitura: 1 min
São José dos Campos

Claudio Vieira/PMSJC

A biblioteca Cassiano Ricardo, que fica na região central de São José
A biblioteca Cassiano Ricardo, que fica na região central de São José

Requerimento
Com votação decisiva da base aliada ao governo Anderson Farias (PSD), a Câmara de São José dos Campos rejeitou nessa semana um requerimento da oposição que solicitava informações sobre o orçamento público recebido pela biblioteca Cassiano Ricardo, que fica na região central da cidade.

Votação
O requerimento, que havia sido apresentado pela vereadora Juliana Fraga (PT), foi rejeitado após receber apenas oito votos favoráveis - todos da oposição.

Questionamentos
No requerimento, a petista havia feito quatro questionamentos: em que setor é aplicada a verba recebida pela biblioteca, incluindo a venda de livros e a confecção de carteirinhas; qual é a fundamentação jurídica e legal para a biblioteca vender livros que a ela são doados; qual foi o investimento feito na biblioteca nos últimos cinco anos; como é realizado o processo seletivo da empresa que presta serviços de segurança à biblioteca.

Blindagem
A rejeição de requerimentos é uma forma de blindar o governo Anderson, já que esse tipo de documento deve ser respondido obrigatoriamente em 15 dias quando aprovado em plenário. Com a rejeição, a Prefeitura não é obrigada a responder à Câmara.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

2 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Marcelo Reis
    25/03/2023
    Tive o privilégio de conhecer a bibliotecária que institui o \"sebinho\" na Cassiano Ricardo. A intenção da venda foi tanto levantar recursos para atividades do dia dia, para as quais muitas vezes a burocracia trava o recurso, quanto para difundir a leitura entre pessoas que preferem levar o livro por \"tempo indeterminado\" pra casa. A renovação do acervo é prática comum em quase toda biblioteca do mundo. Exemplares com muitas cópias, sem interesse demostrado pela comunidade, são doados, vendidos e até muitas vezes inutilizados. Sugiro que a nobre edil tome conhecimento da atividade do bibliotecário primeiro antes de fazer tais questionamentos, para não parecer que está simplesmente jogando pra torcida.
  • GERALDO GONÇALVES
    24/03/2023
    Mais um pedido de informação rejeitada, foi o das enchentes nos bairros agora isso é sempre assim...