ANDRÉ AQUINO

Franquia: ter ou não ter?

Por André Aquino | 21/03/2023 | Tempo de leitura: 1 min
Chef de cozinha
OVALE

Divulgação

Franquia: ter ou não ter?
Franquia: ter ou não ter?

Muitas pessoas sonham em ter um negócio próprio na área de alimentação, afinal, como se diz: “Você pode viver sem algumas coisas, mas nunca sem comer”. Ter o próprio negócio é animador, mas também um desafio, afinal, são diversos fatores envolvidos, como a construção da marca, entender daquele segmento, lidar com pessoas, entre tantos outros. Atualmente, muitos buscam uma franquia, pois acredita-se que com este modelo venha todo o know-how, ou seja, expertise, visão de negócio, análise de mercado, entre tantos fatores que são importantes para o sucesso de um negócio.

Mas, aqui também mora um perigo! Será que a franqueadora realmente é parceira dos franqueados ou só está querendo vender mais um negócio? Será que ela realmente é sincera? Vender todo mundo vende, mas será que a franqueadora entrega tudo o que promete? Muitos são os casos de sucesso, de franqueadoras que estão há anos no mercado, sendo parceiras e oferecendo uma grande estrutura para o franqueado.

Mas, recentemente, tive a chance de conhecer alguns franqueados da "The Waffle King", uma das primeiras redes de fast-food de Waffle da América Latina (como eles mesmo se intitulam). Provei o produto, e não posso negar que é saboroso. Porém, ao conversar com alguns franqueados, descobri que o sabor por si só não consolida nenhum negócio, e todos reclamaram de alguns pontos. Disseram que a franqueadora vende algo que não entrega, não acompanha constantemente o franqueado, além de não ter jogo de cintura, e quando o calo aperta, justifica que isso está em contrato.

Estou aberto para ouvir "The Waffle King", pois pelo lado do franqueado, não recomendo em absolutamente nada.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.