RECOMENDAÇÃO

Após alerta do MP, professores de Taubaté não poderão usar expressões de cunho religioso

Recomendação da Promotoria visa coibir qualquer forma de proselitismo religioso; entre as proibições estão dizer “Deus te abençoe” e fazer orações com os alunos

Por Sessão Extra | 13/03/2023 | Tempo de leitura: 1 min
Taubaté

Divulgação/PMT

Professor que descumprir regra poderá ser advertido
Professor que descumprir regra poderá ser advertido

Circular
Após recomendação do Ministério Público, a Secretaria de Educação de Taubaté expediu uma circular em que orienta os professores da rede municipal a não utilizarem expressões de cunho religioso nas atividades escolares.

Expressão
Entre as medidas que devem ser evitadas estão, por exemplo, o uso de expressões como “Deus te abençoe”, cantigas infantis de conotação religiosa e orações como o Pai Nosso.

Advertência
Os professores da rede municipal tiveram que assinar um termo em que se comprometem a atender a recomendação. Quem não seguir a orientação poderá levar advertência.

Proselitismo
A recomendação, que visa coibir qualquer forma de proselitismo religioso, foi feita pelo promotor Darlan Dalton Marques após o Ministério Público receber uma denúncia anônima.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

44 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Otilmo Ross Neto
    04/04/2023
    Quem manda no estado é o governador,não o MP.
  • Antônio Fernandes de Araújo
    23/03/2023
    Um verdadeiro absurdo, e mais ainda que é por denúncia anônima, esse juiz está desequilibrado
  • Policarpo
    22/03/2023
    ESCOLA é lugar de ensino, de ciência, de literatura, de matemática. Quer rezar? Vai pra igreja que é o lugar correto pra isso!
  • Falador do Barreiro
    21/03/2023
    Lugar de pregação religiosa é nas igrejas, templos, centros espíritas, terreiros. Mas proibir as falas \"vai com Deus\", \"Deus te abençoe\" já é exagero do MP.
  • Guilherme
    21/03/2023
    Mesmo eu não tendo religião e não utilizando tais de expressões religiosas \"populares\", acho um absurdo proibir pessoas com formação religiosa e cristã de expressarem seus sentimentos de amor e carinho quanto a teu Deus. Deve ter coisas mais importantes que devem ser eliminadas para uma sociedade saudável, justa e perfeita, uma delas acabar com essa intolerância religiosa, a discriminação, a desigualdade, a injustiça. Percebe-se que os grandes pensadores iluministas foram substituídos por bestas intelectuais....se enquadra quem escolher para si...
  • Fátima l.sezana
    20/03/2023
    Antigamente se orava nas escolas pedindo proteção a Deus e não tinhamos ataques as escolas...hj tiraram Tudo e vemos que os ataques aumentaram... Retrocesso...
  • Ivan Roland
    19/03/2023
    Então quer dizer que UM ÚNICA DENÚNCIA ANÔNIMA consegue proibir a livre expressão de uma comuindade??? Isso é um absurdo!!!
  • Luis Souza
    19/03/2023
    Decisão correta. Precisamos de uma sociedade mais democrático e menos teocrática. Falar de religiy na escola é tão tendencioso como os comentários selecionados que esse jornal pública.
  • Luis Souza
    19/03/2023
    Apoio a decisão do MP, um profissional da educação deve saber separar suas crenças religiosas do exercício docente. Ninguém é obrigado a ficar ouvindo bençãos na escola ou rezando pai nosso. Deveriam também retirar os crucifixos de todas as repartições públicas. O Estado é laico.
  • Luis Souza
    19/03/2023
    Exatamente. Já estava passando da hora de dar um basta a essa onda proselitista religiosa conservadora nas escolas. Quer religião vai para igreja ou similares
  • Álvaro Mendonça
    19/03/2023
    O povo Cristão TEM que mostrar a força que tem e entrar na justiça com uma ação pública contra essa ordem absurda, e tem que fazer fazer circulsr o mundo essa situação. O povo não pode ser colocado num campo de concentração! POVO MOSTRE A SUA FORÇA!
  • Álvaro Mendonça
    19/03/2023
    A esquerda começou a mostar as suas garras diabólicas. Isso é só o começo! Cadê os pais religiosos(Cristãos) que não entram com uma ação pública contra essa atitude descabida, Sr bem que tudo que for se recorrendo até chegar ao STF pois lá tá cheio de esquerdistas. Triste momento que o nosso país está passando......
  • VALMIR CASTRO RODRIGUES
    18/03/2023
    não tem esse poder o Pais é laico ok esta fora da lei ok professores nao podem se acovardarem ok o problema é que maioria dos políticos são satanistas ok e o diabo sempre lutou para parar o crescimento do evangelho isso nunca tera fim ok
  • João Batista
    18/03/2023
    Isso é um absurdo. Que mal faz ensinar o pai nosso, dizer: Deus te abençoe, fazer alguma programação religiosa? Então, será o fim da celebração do Natal nas escolas. É isso? A igreja, precisar tomar uma atitude forte e não aceitar esse abuso. Afinal de contas o Brasil é um país cristão e esses inescrupolosos querem tornar um país pagão. A igreja tem que ir para as ruas e protestar. Certamente terá o apoio das pessoas de bem. Que Deus tenha misericórdia do nosso Brasil!
  • Claudio Peron
    18/03/2023
    Li que se trata de uma \"Recomendação\", portanto, não é Lei. Pensando por outro lado, pode chamar a atenção das pessoas para darem mais atenção ao que é de Deus do que é de Cesar! Que as autoridades se preocupem mais com o bem estar das pessoas aí invés de serem contrárias ao Criador.
  • Leo
    18/03/2023
    Posicionamento do MP vai contra a decisão do STF na ADI 4439/DF de que o ensino na escola pública pode ter natureza confessional.
  • FRANCISCO TREVISAN
    18/03/2023
    Tá muito estranho isso. Acho que deveriam cancelar o Feriado da páscoa, o dia do Padroeiro da Cidade, a festa junina.... Muito estranho essa atitude. Eu gostaria de poder ver o decreto do Juiz. Porque MP. Não faz isso. Ministério público investiga. Uma, uminha denuncia anônima e anônima. Há isso não está cheirando bem.
  • Roney
    18/03/2023
    Mas ideologia e gênero pode! Linguagem neutra pode! Doutrinação comunista pode! Só não pode o que tem ligação com o cristianismo! A américa caminha a passos largos para a destruição da moralidade e o pior é com o apoio de quem deveria defender e incentivar o contrário.
  • Sandra Regina S.Lima
    18/03/2023
    Isso é coisa de quem não tem o que fazer,estão procurando pelos em ovos?Cambada de desocupados, sem noção!!!!
  • ERICA CRISTINA CARBONE
    18/03/2023
    Isso é muito estranho mesmo como assim não pode falar de Deus???agora essa palhaçada de língua neutra pode???meu filho é autista tem uma rotina e já ensino pra ele o correto Quando alguém fala palavrão,logo ele fala Papai do céu não gosta ..e tenho certeza que ele vai continuar a falar sempre de Deus...pois é menino puro e inocente
  • Maurilio Capelini
    17/03/2023
    Assim foi na China décadas atrás!!! Você vai aceitar isso e não se indignar? Ministério público? Ou é algum idiota esquerdista que quer tentar mudar algo?
  • Gilmar Batista Alves da Mota
    17/03/2023
    A cidade está afundando com tantos buracos , ruas sem iluminação e o MP proibindo de professores de falar Deus abençoe.
  • AFONSO RODEGUER NETO
    17/03/2023
    Quantos absurdos cometidos pela ignorância histórica. A Igreja , que tem mais de 2 mil anos, moldou a civilização ocidental aos bons costumes, criou universidades, fundou cidades. Ainda hoje é o maior hospital do mundo, a maior escola do mundo, o maior centro de caridade do mundo. Podem checar no Google. Srs. Promotores, leiam “Uma história que não é contada” de Felipe Aquino. Não é a opinião do autor. Ele faz um passeio pela história e por renomados historiadores. Leiam também Daniel Rops, um dos grandes historiadores. Prestem atenção. Vejam como vivem os países cristãos e os não cristãos. Vocês têm filhas? Vejam como vivem nos países muçulmanos. Vejam como os judeus que dominam alta tecnologia, grandes cientistas judeus, vejam como tratam da religião deles. Muita ignorância histórica para tomar uma medida dessas. Vejam o Hitler , Mão Tse Tung, Stalin, Kmer Vermelho, quantos milhões mataram? Não professavam o cristianismo! HARVARD, fundada pelo pastor John Harvard , Sorbonne pelo confessor de LUIZ IX , a Igreja de Cristo trazendo o ensino para o homem comum, quando apenas os nobres tinham esse direito!!! Prestem atenção. Estudem um pouco. A Igreja cometeu erros, porque sempre esteve nas mãos de humanos, mas cometeu muito mais acertos. Verifiquem nos livros acima citados e outros de historiadores sérios. Faculdade de Direito da Usp, até hoje está no convento dos Franciscanos. PUC- No convento das irmãs carmelitas em São Paulo; Mackenzie, escola cristã!!! Colégio São Luís e tantos outros!!! Meu Deus! Prestem atenção senhores! Estudem um pouco de história!! O livro de Felipe Aquino, acima citado traz um resumo de grandes historiadores. Vejam!!!!!
  • Cláudio
    17/03/2023
    Que tristeza! Lamentável a posição do ministério público. Deus tenha misericórdia deste promotor. Um dia vai ter que prestar contas a Deus. Jesus nos ensina \"Ide, pregai o evangelho a toda criatura - Marcos 16:15) . Eu chamo isto de os anticristos.
  • Viviane Costa
    17/03/2023
    Daqui a pouco vão proibir professores que tenha ligação religiosa a trabalhar. Isso é o começo da perseguição aos crentes . Sinais do começo do fim .
  • Alex
    17/03/2023
    Esse mundo está ficando muito chato. Tudo vira mimimi...... A época de ouro da Humanidade ficou umas décadas para trás....
  • CSoares
    17/03/2023
    Ridiculo. Cadê senso de proporções? Quem diz \"Deus te abençoe\" não está fazendo proselitismo religioso. Então vão retirar a Estátua do Cristo Redentor? Ora, quem olha ela lembra de Deus e na certa a estátua está fazendo proselitismo. Nomes de ruas como nome de Santo? Não pode mais pronunciar?
  • Afranio Primo
    17/03/2023
    Que vergonha!
  • Nivaldo de Oliveira Boaventura
    17/03/2023
    O Estado é Laico e tudo que é público tem que ser laico também. Isso se chama respeito às demais religiões. Pais católicos ou evangélicos não gostariam por exemplos que seus filhos tivessem ensinamentos ou aprendessem orações muçulmanas. O contrário também vale... pensem nisso!!
  • Júlio
    17/03/2023
    Agora cantar funk e falar todes pode , mas falar \" DEUS \" te abençoe não pode
  • ana Sousa
    16/03/2023
    Com a humanidade se afastando de Deus, imagina sem Ele!
  • Elias Júnior
    16/03/2023
    Acho curioso esta forma disfarçada de de discriminação. Será proibida outras manifestações “culturais” como por exemplo, dia das bruxas? Quando uma criança cresce sem uma referência, ainda que temporária sobre Deus, família, fé, além de não referência de apoio essencial, também torna-se mais vulnerável às drogas entre outros vícios.
  • Katia
    16/03/2023
    A população (pais e professores) desta cidade precisam se manifestar, foi assim que chegamos aonde estamos, omissye negligencia da população. As coisas vão entrando sorrateiramente até que vejam e estão tolindo a todos de usarem determinadas palavras e deixar que princípios contrários a Deus, familia e pátria entrem e corrompam aos estudantes. Não podemos calar, temos que nos manifestar contrários a essa decisão.
  • José Benedito de Oliveira
    16/03/2023
    Mais um assunto mal tratado e empurrado guela abaixo .e pior ..sobra pro professor que já com tantas atribuições, sem recursos ,salários baixos, tendo que tentar ensinar alguma coisa para alunos despreparados ,e muitas vezes lidar com a grosseria de pais intolerantes .Se não bastasse tudo isso vem mais essa agora, que nem desejar que Deus abençoe e proteja essas crianças e jovens provenientes de várias gerações perdidas por culpa do descaso com ensino publico promovido pelas autoridades de todas as esferas políticas desse país Fico pensando que tamanha inversão de valores transformam um professor em um mero \"boneco de posto de gasolina\"que fica se debatendo o dia inteiro mas ninguém presta atenção .Já passou da hora de repensar toda essa situação Assuntos como religião, gênero família sociedade DEVEM ser tratados, discutidos de forma séria e respeitosa , envolvendo pessoas sérias e comprometidas com a vida e o bem estar social .Envolver a classe política que tem o DEVER de nos representar e honrar os volumosos salários e benefícios que recebem pelo pouco que fazem e não simplesmente gastar os recursos públicos em prol de partidos políticos ou interesses próprios.E hoje com tanta tecnologia não é preciso sair às ruas para protestar e atrapalhar a vida de outras pessoas É só usar corretamente as redes e as mídias sociais para mandar o seu recado ao invés de passar horas vendo futilidades no celular .
  • Romeu
    16/03/2023
    Fazer orações em sala de aula realmente é estranho. Pois não é lugar pra isso. Agora proibir expressões? Isso é autoritarismo e perseguição religiosa. Proibir uma pessoa de falar o nome de Deus, mesmo em sala de aula? Quem em sã consciência consegue parar de falar: “Deus que me livre”, “Se Deus quiser”, “Minha Nossa Senhora”(espanto), “Só por Deus”, “Vai com Deus “… Isso faz parte da cultura, do modo de vida de uma população que tem a maioria cristã. Não podemos ficar calados enquanto tiram nossa liberdade com leis e decisões monocráticas.
  • Viviane
    16/03/2023
    Se clamando a Deus já está difícil, imagina ficar sem Ele, aí que tudo vai piorar! Agora falar palavra que traz bênçãos sobre a vida das pessoas não pode, mas falar palavrão pra amaldiçoar a pessoa aí pode?! Jesus precisa voltar logo mesmo!
  • Paulo HENRIQUE LIMA
    16/03/2023
    Espere aí. Uma denúncia anônima faz com que o Ministério Público obrigue profissionais a assinarem uma \'recomendaçao\" sem nem ao menos saber onde cabe está medida dentro da nossa Constituição Brasileira?
  • Maria Rita S. Pinto
    15/03/2023
    O que está acontecendo com a nossa sociedade? As coisas de Deus não prejudicam ninguém. As bênçãos mais importantes são: paz, alegria, esperança, amor… São as bênçãos verdadeiras, que somente podem ser encontradas em Deus.
  • Marcilio
    15/03/2023
    Más...Ações que visam idiotizar e formar militantes, pode?
  • kleber
    15/03/2023
    que Deus tenha misericordia de nós. Absurdo isso
  • Jorge de Souza Antunes
    15/03/2023
    Quero saber se a circular proíbe também a comemoração de festas juninas e outras comemorações de cunho catolico. E não venham me dizer que são folclore.
  • ALEXANDRE POLONIO HADDAD
    15/03/2023
    É o final dos tempos começa com essa proibição e daqui a pouco vão proibir padres e pastores de pregar a Palavra de Deus mas a eternidade sem Jesus Cristo é o inferno
  • Daniele Aparecida
    14/03/2023
    Acho isso uma palhaçada, por que deixar de rezar e cada tem o livre arbítrio... religião não pode né, então tira o inglês pois não é todo mundo que pode viajar e se usar esse idioma
  • Antonio Milton Soares
    14/03/2023
    Por causa de uma denúncia anônima!!!!!!! Que medo!