A forte chuva que atingiu São José dos Campos na tarde desta terça-feira (28) provocaram pontos de alagamento, com cenas de ruas e avenidas debaixo d'água e carros submersos. Também há registro de granizo, vento fortes e raios. De acordo com a Defesa Civil, pessoas devem evitar áreas de risco.
Os pluviômetros monitorados pela Defesa Civil registraram 47 milímetros na região central e 45 milímetros na região norte (equivalente a dois dias de chuva em apenas 30 minutos), segundo dados divulgados pela prefeitura.
Até o momento, a Defesa Civil interditou cinco casas na região central de São José dos Campos. As famílias foram encaminhadas para a casa de familiares e abrigos municipais. Ao menos 13 escolas municipais tiveram registro de ocorrências em razão das chuvas, principalmente nas regiões Norte e Centro.
Veja também: Defesa Civil fez alerta sobre fortes chuvas em São José um dia antes do temporal
Uma das regiões mais afetadas é o centro da cidade, que tem a maior parte dos pontos de alagamento da cidade. Uma delas é a José Longo em boa parte de sua extensão, assim como a Nelson D'Ávila. No trecho em que a avenida cruza com a Rua João Guilhermino, um congestionamento de veículos se formou e não há como passar para a Rua Paraibuna, que dá acesso a área central da cidade.
Leia mais: Vídeo: Anel Viário, em São José, ‘vira rio’ após temporal na tarde desta terça (28)
Também no centro da cidade, entre a Rua Jordânia e a Avenida Nelson D'Ávila há um grande ponto de alagamento com carros submersos pela água, perto do Supermercado Compre Bem. O local já é conhecido por ficar alagado quando há grandes tempestades, problema que não foi resolvido mesmo após anos de ocorrências.
O calçadão da Rua Sete de Setembro também tem um acumulado considerável de água. Comerciantes do local tiveram que fechar suas portas mais cedo.
Leia também: Temporal em São José paralisa trânsito na João Guilhermino; Nelson D'ávila congestionada
A situação é impressionante na região do trecho conhecido como "Fundo do Vale", na avenida Senador Teotônio Vilela, perto do Paço Municipal. O trecho que dá acesso a zona norte e zona leste da cidade está completamente alagado. Nas imagens, a via se confunde com um rio.
A Rua Roma, conhecida como "descida do Habib's", também está totalmente alagada, formando uma grande piscina. No Trevo do CTA e na Avenida dos Astronautas a situação é parecida.
Na zona oeste, a água invadiu a Avenida Jorge Zarur, que fica nas beiradas do córrego Vidoca e acesso ao Arco da Inovação.
Nos últimos dias, a região do Vale do Paraíba e Litoral Norte tem sido atingida por tempestades. que já provocaram estragos em Taubaté, Jacareí, Caçapava, Cunha e uma tragédia no Litoral Norte, principalmente em São Sebastião, com 65 vítimas fatais.
A Prefeitura de São José está com suas equipes nas ruas para atendimento de ocorrências. O balanço será divulgado em breve.
A Defesa Civil fez um alerta para chuvas de até 90 mm em São José e de até 50 milímetros no Litoral Norte entre esta terça-feira (28) até quinta-feira.
LOCAIS FECHADOS.
Uma creche no Jardim Telespark, na zona norte, também ficou alagada. A unidade da UNIFESP da Avenida Mário Covas também sofreu com a chuva, tendo perdido diversos aparelhos como geladeira e outros móveis.
*Reportagem em atualização