APAMAGIS

Apamagis: 70 anos em defesa da democracia

Por OVALEBrandstudio | 17/02/2023 | Tempo de leitura: 2 min

A Associação Paulista de Magistrados (Apamagis) completa 70 anos amanhã (19/2) e a efeméride é motivo de celebração não só para os magistrados, responsáveis por 25% de toda a movimentação processual do país, mas para toda a sociedade. São sete décadas em defesa do Estado Democrático de Direito e da atuação do Poder Judiciário, buscando assim incrementar a eficiência  na prestação de Justiça aos cidadãos.

A Apamagis desempenhou papel importante em momentos marcantes da história brasileira, auxiliando na elaboração da Constituição Cidadã de 1988, por exemplo, participando ativamente de debates na Assembleia Nacional Constituinte.

A história da maior associação regional de magistrados da América Latina, que conta atualmente com mais de 3 mil filiados, começou em 1953, quando juízes do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) se reuniram em razão do falecimento de um colega. Em meio às dificuldades para comunicar e encontrar os familiares do magistrado, o grupo se mobilizou para custear o sepultamento no Cemitério da Consolação, na Capital. 

A partir de então as reuniões se tornaram frequentes, na região central, em meio ao movimento dos bondes e ao burburinho de uma metrópole que se desenvolvia cada vez mais. Os encontros passaram a ocorrer nas dependências do Palácio da Justiça, com o intuito de criar uma entidade assistencial para auxílio aos juízes que estivessem enfrentando alguma dificuldade. Nasceu, então, na sala da 2ª Vara de Família e Sucessões a Sociedade Beneficente de Magistrados do Estado de São Paulo, atualmente Apamagis.

Com o passar dos anos, consolidou-se na defesa intransigente da Magistratura e das prerrogativas dos magistrados. Esteve presente nas reivindicações por melhores condições de trabalho para juízes e desembargadores. Também se transformou em braço político da Magistratura paulista, ponto dos mais relevantes nesses 70 anos de existência. 

Nos últimos anos, a Apamagis também aderiu a causas prementes da nossa sociedade, como o combate à violência contra a mulher, entre outras. Apoia e incentiva campanhas como o Projeto Rompa, em parceria com o TJSP, e Sinal Vermelho, juntamente com a AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) e o CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

São anos de atuação incessante que se perpetuará na história associativa e no legado às futuras gerações.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.