LEILA PAES

O terremoto, o que podemos fazer?

Por Leila Paes | 17/02/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Pastora e psicóloga
OVALE

Divulgação

O terremoto, o que podemos fazer?
O terremoto, o que podemos fazer?

O terremoto na Turquia e Síria continua nos trazendo perplexidade. A agência de notícias Reutes coloca que já são 41.000 os mortos contados nos dois países, a maior parte na Turquia; e que uma imensidão de pessoas estão sem abrigo em uma época de temperaturas muito baixas, nessa época do ano. Aqui do nosso pais não temos a exata dimensão do que seria viver um terremoto dessa proporção, em um inverno como o do hemisfério norte. Mas o nosso coração aperta, as notícias nos tornam pensativos e imaginamos como podemos agir, o que fazer. Tragédias como essa nos confrontam com nossos sentimentos de impotência.  Há um anseio em cada um de nós para a solidariedade e para algum movimento que amenize o sofrimento. Às vezes achamos que não há nada que possa ser feito. E realmente é difícil alcançar algumas coisas. Mas há algo que pode ser feito.

Podemos inspirar fé, apesar de todos os ventos contrários. A fé e a oração comprovadamente fazem bem ao ser humano, há estudos científicos que atestam isso. Elas trazem sementes do bem que brotam coisas boas em nós e nos que estão ao nosso redor. As Escrituras nos garantem que: em Cristo Jesus, nosso Senhor, por intermédio de quem temos livre acesso a Deus em confiança, pela fé nele (Efésios 3:11,12). Nosso acesso ao Pai está livre e aberto, através da fé.   Falar com Deus sobre o que estamos vendo e sofrendo, como quem conversa com um amigo mesmo, alivia o coração, restaura nosso ânimo, coloca os pesos sobre quem de fato pode nos ouvir e se mover onde não podemos. Diante de tudo que estamos vendo em consequência do terremoto e de tantas outras tragédias que tem acontecido, falar com Deus pode ser a única maneira de aliviar o coração de realmente ajudar.

Podemos também nos engajar em atos de solidariedade. Há maneiras de ajudar nos esforços na Turquia e Síria, como doações financeiras através de instituições confiáveis. Recentemente nossa cidade recebeu famílias de ucranianos e tem cuidado deles com muito esmero. Assim vamos prosseguindo, alcançando o que nos é dado como oportunidade.

As Escrituras trazem esse conselho valioso: Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos (Gálatas 6:10). A oportunidade sempre surge. O que faz diferença é se a aproveitamos ou não. Às vezes não podemos chegar até um lugar como Turquia, mas podemos ajudar alguém que está perto, às vezes um vizinho de porta. Assim vamos caminhando na jornada da vida, com fé, oração e solidariedade.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.