Uma cidade dentro da nossa cidade. Uma cidade que pulsa, onde nasce a vida e cuja missão é cuidar de nós, joseenses. As portas nunca se fecham para que todos sejam acolhidos --e acolher uma legião de 4.000 pessoas todos os dias não é para amadores.
Estou falando do nosso Hospital Municipal, da grandiosidade desse organismo de saúde pública que tem vida própria, construída pelo amor e pela dedicação às pessoas nos momentos que elas mais precisam.
O HM, o “hospital da Vila” como muita gente diz, é um gigante. Ali nascem 500 crianças por mês…cada uma com uma história a ser escrita, cada uma com um futuro promissor à frente.
Pelos corredores, ambulatórios, enfermarias, clínicas e centros cirúrgicos em seus quase 50 mil metros quadrados circulam 2.643 profissionais, entre médicos, enfermeiros, colaboradores do setor administrativo e de apoio. Os leitos somam 382.
Vale a pena compartilhar alguns números desse gigante. Em 2022, o HM fez 15.800 procedimentos cirúrgicos, 100 mil atendimentos ambulatoriais médicos especializados, 26 mil internações e 252 mil atendimentos médicos no Pronto-Socorro.
Foram mais de 1 milhão de exames feitos em 12 meses --entre laboratoriais, tomografias, radiografias e ultrassonografias. Cerca de 770 mil refeições foram distribuídas no ano passado e foram lavados 880 mil quilos de roupas do hospital.
Os números refletem os investimentos da Prefeitura e o trabalho árduo de uma equipe que não mede esforços para cuidar da saúde das pessoas. O reconhecimento e a qualificação são uma consequência natural.
Em janeiro, o hospital recebeu nova certificação por qualidade no atendimento, agora com acreditação nível Pleno, de acordo com normas nacionais. Apenas 29 hospitais públicos dos 2.639 do país são certificados com o nível Pleno, abaixo do nível de excelência.
Há muita grandiosidade no Hospital Municipal, o que nos enche de orgulho, mas não nos faz tirar os pés do chão. Como toda vida importa, o desafio é, também, gigante.
Temos muita coisa a melhorar todos os dias, a curto e médio prazo. Não apenas na estrutura física como também nos processos de trabalho, treinamento e humanização, que fazem parte das nossas preocupações e debates diários.
Vamos investir na ampliação de leitos, aumento da capacidade da maternidade, um novo pronto-atendimento para a mulher, um novo Centro de Imagem, mais moderno e com a aquisição de uma ressonância nuclear magnética. Também temos um projeto robusto que será um divisor de águas para desafogar o Pronto-Socorro.
São José dos Campos nasceu para vencer desafios e busca continuar sendo referência em ações virtuosas, como as do Hospital Municipal. A cidade merece cada esforço do poder público para garantir qualidade nos serviços da Saúde.
Comentários
2 Comentários
-
Terezinha Ferreira berto 04/02/2023Maravilhoso
-
Tania Regina Alvim 04/02/2023Excelente reportagem. Todos que trabalham nesse hispital estão de parabéns .Que bom estarão investindo para garantir essa qualidade desse hospital que ajuda a tantos da nossa cidade e de outras.