O Hospital Francisca Julia, em São José dos Campos, possui a UESM (Unidade de Emergência Saúde Mental) disponível para atendimento 24 horas para toda a rede pública municipal. Administrado pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), o Hospital Francisca Júlia firmou parceria com a prefeitura de São José dos Campos há um ano para além de atendimentos de emergência, consultas em ambulatório para crianças, adultos e adolescentes.
A UESM substituiu a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Saúde Mental que ficava no Jardim Satélite, oferecendo o atendimento multidisciplinar de médicos, psicólogos e enfermeiros para pessoas que estejam passando por crises e precisem ser atendidas com urgência. De janeiro a dezembro do ano passado, a unidade realizou cerca de 12 mil atendimentos na unidade.
Com uma média de 1.200 atendimentos por mês, cerca de 150 atendimentos por mês são de pessoas com ideação suicida. Dentre eles, muitos são adolescentes e jovens. "No UESM, as pessoas são acompanhadas para sair da crise. Caso haja necessidade de acompanhamento, há leitos disponíveis", explica Luiz Peagno, Conselheiro Administrativo do Francisca Julia CVV.
De acordo com Peagno, os funcionários do Francisca Julia são treinados para amparar todos aqueles que procuram ajuda por estarem em uma situação afetiva de risco ou emocionalmente abaladas. "Nosso lema é aceitação, compreensão e respeito. O mais importante é quebrar o tabu ao se falar do suicídio, incentivar a pessoa a procurar ajuda sempre", completa.
ACOLHIMENTO EXCLUSIVO.
A organização iniciou a obra da unidade de acolhimento exclusivo para pessoas com intenção suicida; os atendimentos deverão começar neste ano. A previsão é de que a construção da Casa Amarela, primeira iniciativa do tipo no Brasil, fique pronta em junho.
O espaço residencial faz parte do projeto de investimento referente a doação de 100 mil dólares que a instituição recebeu da plataforma Zoom em 2022, após a Francisca Julia apresentar proposta de construção de uma Casa de Acolhimento baseada no May Tree, projeto de Londres referência mundial no tratamento da saúde mental.
A construção consiste em quatro suítes, com capacidade para atender até oito pessoas, uma sala ampla e uma área para atendimento profissional multidisciplinar. A Casa Amarela receberá pessoas com tendências suicidas que precisam de um período de reclusão, fora do convívio social, com apoio profissional de psicólogos e psiquiatras.
LUTA.
Francisca Júlia da Silva foi uma poetisa que cometeu suicídio depois da morte de seu marido, por tuberculose, no ano de 1920. Em vida, sempre se preocupou com os problemas sociais e com a angústia das pessoas. Muitas de suas poesias refletiam seu estado de espírito. Hoje, o hospital que leva seu nome é uma referência no tratamento dos males da mente.
"Existe tratamento para a depressão. O que é preciso é as pessoas consigam ajuda, conversar, desabafar, nesse momento de dor", explica Peagno, que também foi voluntário do CVV durante muitos anos.
"Vivemos em mundo cheio de pressão, julgamento, crítica e sentimento de desvalia. Quando a pessoa começa a pensar que não vai fazer falta, é extremamente importante que procure ajuda. Às vezes, é difícil colocar para fora esse tipo de sentimento, mas tentamos quebrar a barreira do preconceito para acolher quem passa por isso", completa.
SERVIÇO.
Unidade Emergencial em Saúde Mental
Estrada Dr Bezerra de Menezes, 700 - Torrão de Ouro
São José dos Campos - SP
Tel.: (12) 3944-9099