A morte do universitário de São José dos Campos, Leonardo do Prado Moreno, 22 anos, que teve seu corpo encontrado no Parque da Cidade neste último sábado (21), chama atenção para um problema cada vez mais frequente, que são os casos de suicídio.
Atualmente, a RMVale tem o segundo maior percentual de aumento dos casos de suicídio no interior do estado de São Paulo em 37 anos, segundo dados divulgados pela Fundação Seade. Embora não seja um número tão atualizado, pois, é de 2017, já dá para se ter uma ideia da gravidade do problema.
Veja em seguida: Emocionada, irmã de universitário de São José grava áudio e pede orações ao jovem
Segundo a pesquisa, a região registrou 123 mortes por suicídio em 2017 contra 39 em 1980, crescimento de 215% nestes 37 anos. Os dados são os mais recentes divulgados pelo Seade.
No caso de Leonardo, ele desapareceu no dia 23 de dezembro e deixou uma mensagem de áudio no WhatsApp para a mãe dele, em tom de despedida.
Tudo por conta da grande tristeza pelo término de um relacionamento com um rapaz, com o qual conviveu por dois anos em Belo Horizonte, onde fazia faculdade. Ao descobrir que o ex-parceiro havia traído o universitário enquanto estavam juntos, Leonardo ficou em depressão.
Durante este quase um mês de sumiço, familiares, amigos e a polícia se mobilizaram para buscar pelo estudante, na esperança de ainda encontra-lo com vida.
Ainda será feito um exame de DNA para confirmar o corpo de Leonardo antes de enterrar, no entanto, os familiares já o reconheceram no sábado por conta das vestimentas, óculos e mochilas. Ele foi visto pela última vez entrando no Parque da Cidade, através das câmeras de monitoramento.
Combate ao Suicídio: O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. O telefone é 188 e o site é o www.cvv.org.br.