Sonho grande, grande: o que aconteceu com a Americanas?

Por Filipe Rosa | 20/01/2023 | Tempo de leitura: 2 min

O ano de 2023 começou com o pé no acelerador! Não obstante uma invasão ao Planalto Central em um fim de semana, até então comum, no decorrer da mesma semana uma bomba no Brasil inteiro: Ex-CEO da Lojas Americanas anuncia uma "inconsistência contábil" da ordem de 20 Bilhões de Reais (pelo menos) no Balanço Patrimonial da empresa.

Você pode e deve se perguntar: como um valor desse tamanho passa despercebido? A resposta é que ele não passou despercebido, mas foi anotado no lugar errado. Ao ser contabilizado de maneira "inconsistente", isso gerou um impacto enorme no que é chamado de valutationda empresa, ou seja, no seu valor de mercado.

Para entendermos isso (de modo simplificado) precisamos compreender o conceito de Risco Sacado. Imagine que você possui uma loja de eletrodomésticos. Você encomenda os produtos diretamente com a fabricante e combina um pagamento parcelado, iniciando em 90 dias após a entrega do produto na sua loja. Por quê? Para que você tenha tempo de vendê-los, realize o lucro e tenha dinheiro para quitar a dívida com o fabricante. Isso seria uma operação realizada da maneira mais lógica possível.

No entanto, existe outra possibilidade: Você encomenda os produtos diretamente com a fabricante e combina um pagamento parcelado, iniciando em 90 dias após a entrega do produto na sua loja e, ao mesmo tempo em que consolida o pedido, toma empréstimo desse capital com o banco, quita parte desse pedido para abrir espaço a um novo pedido! Assim você consegue alimentar sua loja com muito mais produtos e assim, ter a expectativa de vender mais e lucrar mais.

Ao tomar esse empréstimo com o banco você está adquirindo o famoso Risco Sacado, pois esse capital que entrará no seu caixa não equivale a uma venda, e sim a um empréstimo (uma dívida). Dívida essa que você tem com o Banco, não com o Fornecedor do produto. Essa dívida com o Banco impacta o Custo Ponderado de Capital (WACC) da sua empresa, ou seja, quanto custa o dinheiro na sua operação (simplificadamente), que aumentará pois você está usando mais Capital de Terceiros (dinheiro do banco).

O problema é que, em um Balanço Patrimonial, o preço da sua empresa será muito MENOR, quão maior for o seu WACC, impacto esse que é muito reduzido se a empresa contabilizar esse Capital de Terceiros (dinheiro do banco) como dívida a Fornecedores. Já entendeu para onde tudo isso caminha, né?

A Lojas Americanas não escondeu, propriamente dito, esse valor de 20 Bilhões (que já se estima estar na verdade em torno de 40 Bilhões), ela contabilizou isso em seu Balanço Patrimonial como dívida a Fornecedores, não como Capital de Terceiros. Isso fez com que o valor de mercado da empresa fosse "colorido" com tintas diferentes das ideais.

Os bancos credores (que emprestaram dinheiro à Lojas Americanas) já entraram com recursos e estão pedindo bloqueio de bens e valores.

A Lojas Americanas acaba de protocolar um pedido de Recuperação Judicial.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Lenilson Gabriel
    26/01/2023
    Bela explicação Filipe! Parabéns pela didática!