MÉXICO

Reação violenta à prisão de chefão do tráfico no México deixa 29 feridos

Por Gabriel Campoy | Sinaloa
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução / Twitter
Filho de El Chapo é preso no México e reação violenta deixa ao menos 29 mortos
Filho de El Chapo é preso no México e reação violenta deixa ao menos 29 mortos

Ao menos 29 pessoas morreram após um confronto armado entre narcotraficantes e a polícia do México nesta sexta-feira (6), no município de Sinaloa. O motivo é a prisão de Ovídio ‘El Ratón’ Guzmán, filho de Joaquín ‘El Chapo” Gusmán, líder do Cartel de Sinaloa.

Segundo informações, aeroportos e estradas foram bloqueados e o município de Culiacán, nas proximidades de Sinaloa, registrou diversos atos de vandalismo e fechamento do comércio.

‘El Chapo’ é conhecido por ser o responsável pelo tráfico de boa parte de fentanil na região, um opióide sintético 50 vezes mais potentes que a heroína. É estimado que a droga tenha matado diversas pessoas de overdores ao redor do país. O Cartel de Sinaloza, segundo a DEA (Administração de Fiscalização de Drogas dos Estados Unidos), é o principal responsável pelo tráfico da substância no México.

Mais tarde, ainda nesta sexta, o secretário de Defesa do México, Luis Cresencio Sandoval, informou em entrevista coletiva que 19 dos 29 mortos nos confrontos no dia de hoje eram soldados das Forças Armadas mexicanas. Além disso, outras 35 pessoas ficaram feridas e 21 suspeitos foram presos.

Comentários

Comentários