
O aplicativo Tinder completou dez anos agora em 2022. Nesta última década, então, podemos dizer que revolucionou os relacionamentos, ajudou muitos namoros e fez até mesmo muitos casamentos.
Afinal de contas, o Tinder é uma forma prática de programar encontros e até mesmo relacionamentos rápidos. Então, é possível até cravar que esse aplicativo foi revolucionário. “De um ponto de vista mais psicológico e social, acredito que os aplicativos de relacionamento tenham mudado bastante como nos relacionamos com os outros. No caso específico do Tinder, essa relação com o outro é muito mais instantânea e rápida, se eu não gostar da aparência ou da conversa, termino o papo e parto para outra”, disse o psicólogo Rafael Ribeiro, de São José dos Campos, que estuda os relacionamentos entre as pessoas.
Agora, ainda mais depois do auge da pandemia da Covid-19, as coisas se tornaram mais velozes e mudou também a forma de conhecer novas pessoas. Assim, podemos dizer que o Tinder é um importante mediador desse momento atual.
PRÓS E CONTRAS.
Para o psicólogo, o Tinder tem seu lado positivo e também o negativo. “Os positivos eu penso ser a agilidade em conhecer e conversar com pessoas do mundo tudo. Isso abre para novas experiências e trocas bem interessantes, se feitas com maturidade e responsabilidade”, disse.
“Também na questão de segurança, se algo não estiver indo bem, é só desfazer o “match” e partir para outra. Porém os negativos vêm muito também dessa rapidez. Relações rápidas, às vezes vazias e sem profundidade. Une pessoas rapidamente para separar mais rapidamente ainda”, disse.
Outro ponto apontado também é o vício em apenas ficar no mundo virtual e não explorar o mundo real, do físico, do toque. Mas também é possível termos muitas relações duradouras entre pessoas que se conheceram através do Tinder. “Sem dúvidas e já conheci muitos casais assim. O Tinder é uma excelente ferramenta, usada com maturidade e sabedoria, é incrível. Quando as pessoas estão mesmo interessadas em conhecer outras, de maneira gentil e sincera, o Tinder ajuda a aproximar e permitir um ambiente para isso”, disse Ribeiro.
Ainda segundo o especialista de São José dos Campos, as novas relações sociais são e serão mediadas no mundo virtual, isso sem dúvida alguma. “Essa tendência deve aumentar com a tecnologia. Porém ai entra a maturidade, o processo de autoconhecimento de cada um, em compreender e a partir de um vínculo legal e respeitoso, partir para enfim o mundo real. E no mundo real, se o virtual foi sincero, uma relação autentica pode facilmente florescer”, finaliza.