Agradecer é um remédio. Há estudos científicos que mostram os resultados positivos de exercícios simples, como escrever uma lista de gratidão todos os dias antes de dormir, nos conta uma reportagem da BBC. A mesma reportagem comenta que os achados mostram que a gratidão acrescenta ao sono, contribui para redução de dor e também para melhora do sistema imune1. Pense numa coisa boa!
Uma vez Jesus contou uma história de dez homens. Todos eles foram curados de lepra, uma doença muito ruim. Mas só um voltou para agradecer (Evangelho de Lucas, capitulo 17). Essa historia mostra uma tendência: é muito bom receber, mas de alguma forma somos demorados ou desatentos em agradecer, embora essa atitude seja, de todos os modos, muito positiva. Podemos fazer diferente e agradecer mais.
No entanto, vivendo entre tantas tristezas e lutas constantes, parece difícil exercitar a gratidão. Mais ou menos como ir a uma academia em dia de chuva e frio, fazer esse esforço parece ser algo não muito compensatório para muitos de nós... afinal de contas, a gente luta tanto e a luta não termina... assim podemos pensar que a gratidão talvez não tenha esse significado todo, afinal temos motivos justos para a tristeza e também para a indignação, e nos sentimos no direito de habitar no pesar. Mas o lugar de nosso coração não é esse. Ele precisa de um ambiente que lhe faça bem, e a gratidão certamente contribui para isso.
Por isso usamos da intencionalidade para buscar e encontrar algo pelo qual agradecer. Olhamos em volta até encontrarmos e então, em formato de lista, prece e oração, entregamos nossa gratidão ao Pai e Criador, mas também nosso Sustentador.
Há uma chave que está no hábito. Tornar o coração grato um hábito diário e constante vai fazer diferença e a longo prazo. O espirito da gente aprende a leveza e a prontidão para ver o copo “meio cheio”, e isso traz resiliência na hora das maiores lutas. Se eu me habituo a buscar e encontrar pelo que ser grato, todos os dias, com o tempo minha pré-disposição será para ver as coisas com olhos melhores, e sim, os resultados citados no começo dessa reflexão vão aparecer. A disposição mental grata é um remédio, sem contraindicações. As Escrituras repetem a seguinte instrução algumas vezes: ...sejam agradecidos (Colossenses 4:2). Ela tem razão de ser. Como tudo na vida, quanto mais semearmos o bom, mais bem nos fará. Então, quanto mais gratidão, mais coisas boas colheremos, em termos de disposição mental melhor e também reflexos na saúde como um todo.
Tenho um convite. Pelo que você poderia agradecer no dia de hoje? A quem você poderia agradecer no dia de hoje? Pense com carinho e liste 5 coisas pelas quais agradecer, e também envie uma mensagem a uma pessoa, a quem você possa agradecer por alguma coisa. Procure fazer isso todos os dias, intencionalmente. Esteja bem, com gratidão.