MOBILIDADE

Linha Verde: Prefeitura de São José cogita desistir de portas automatizadas nas estações

Sem conseguir comprar portas automáticas para as estações de embarque e desembarque, Prefeitura avalia outras opções para controlar a bilhetagem nos VLPs

Por Julio Codazzi | 18/11/2022 | Tempo de leitura: 1 min
São José dos Campos

Claudio Vieira/PMSJC

Estação da Linha Verde
Estação da Linha Verde

A Prefeitura de São José dos Campos ainda não definiu se irá abrir uma nova licitação para tentar adquirir portas automatizadas para as estações de embarque e desembarque da Linha Verde ou se apostará em outra solução tecnológica para o controle de bilhetagem nos VLPs (Veículos Leves sobre Pneus).

Até agora, somente uma tentativa de licitação foi feita, no início de julho, mas a única empresa que participou acabou desclassificada, por fazer uma proposta (R$ 3,75 milhões) acima do valor máximo estabelecido no edital (R$ 2,618 milhões).

Pelo projeto inicial, as portas automatizadas abririam em sincronia com a chegada dos VLPs. Isso garantiria que as estações permanecessem fechadas e funcionassem como pontos para a integração do sistema, pois o passageiro pagaria a tarifa ao entrar na estação e, depois, poderia fazer baldeações - como ocorre no metrô, por exemplo.

Sem as portas automatizadas, a Linha Verde está em operação parcial desde o fim de julho. Com as estações vazadas, sem controle de bilhetagem, o passageiro precisa validar seu cartão eletrônico nos equipamentos instalados nas portas de entrada dos VLPs – não é possível pagar a tarifa com dinheiro, já que o veículo não tem cobradores.

A Prefeitura ainda não confirma, mas a tendência é de que as portas automatizadas sejam descartadas. “A Prefeitura de São José dos Campos informa que avalia a melhor solução tecnológica para o controle de bilhetagem, já que os VLPs já funcionam com validadores de passagem instalados dentro dos veículos, os mesmos utilizados nas demais linhas do sistema”, informou a Secretaria de Mobilidade Urbana.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

3 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Ana
    27/11/2022
    Já deveria ter entrado em contato com a empresa que fez este sistema em Curitiba. Uma cidade como São Josédos Campos que respira tecnologia não conseguir este problema, é um absurdo. Isto já deveria ter sido tô.ado providência há tempo. Este projeto está sem planejamento na fase final ?
  • Peterson
    20/11/2022
    Talvez a prefeitura de São José, deveria entrar em contato com a prefeitura da cidade de Curitiba para ver a possibilidade da empresa que fez as portas automatizada para eles na época. Lá já existe essa função já há anos. Caso não haja solução, deveriam verificar a possibilidade de ter mais proteção para chuvas de vento.
  • Cássio Moutinho de Araújo
    19/11/2022
    É uma cidade inteligente que faz o projeto e não sabe se é possível entregar da forma que projetou, aí muda de ideia no meio do caminho e fica tudo incompleto.