MOBILIDADE

Os múltiplos desafios para eletrificação das frotas de ônibus urbano no Brasil

Por Marcello Von Schneider | 19/11/2022 | Tempo de leitura: 3 min
Diretor institutional e head da Unidade de Ônibus da BYD Brasil

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Os múltiplos desafios para eletrificação das frotas de ônibus urbano no Brasil
Os múltiplos desafios para eletrificação das frotas de ônibus urbano no Brasil

O planeta não para de fornecer sinais do seu esgotamento em termos de recursos e, principalmente, em termos do estresse climático a que está submetido. E a ciência já consolidou que a causa do aquecimento do planeta, origem das mudanças climáticas, é a emissão de gases contaminantes. O setor de transporte responde por 33% das emissões no Brasil, desafiando a sua urgente descarbonização. Quanto a isso, imagina-se existir um consenso de todos os atores relevantes.

A alternativa mais eficiente aos combustíveis fósseis usados no setor de transporte tem sido apontada, no mundo todo, como a eletrificação. No Brasil, em especial, onde a matriz produtora de eletricidade é, majoritariamente, limpa, as vantagens do seu uso para prover os veículos de energia, é ainda mais vantajosa. No caso das frotas de ônibus, a eletricidade promove a eliminação da emissão de gases e ruídos, um deslocamento mais confortável e seguro, resultando em mais atratividade para o usuário optar pelo ônibus.

Contudo, o Brasil segue caminhando a passos muito lentos no sentido de substituir sua frota a diesel por carros elétricos. E não é difícil entender a razão.

A primeira razão, e talvez a mais determinante, é a ausência de uma política pública estruturada para guiar as ações do setor público, privado e do financeiro. Não há uma política nacional de mobilidade elétrica norteando incentivos fiscais, creditícios, financeiros e apoio técnico para os demais entes federativos. A implantação de tecnologias disruptivas, que naturalmente são mais custosas nas suas fases iniciais requer um engajamento nacional, para agregar todos os esforços para superação das barreiras. Acreditamos que nossas lideranças, nesse novo período que se inicia, independentemente de qualquer cor ou bandeira, estarão comprometidas com uma agenda em favor da sustentabilidade e da mobilidade urbana.

Além disso, há outras barreiras que contribuem para o Brasil não ser o líder, ao menos na América Latina, da eletrificação, apesar de ser o líder na fabricação de veículos de qualquer natureza.

A despeito das dificuldades, a BYD tem dado provas da sua crença no Brasil e na capacidade das suas lideranças, públicas e privadas, em superar as barreiras que ainda limitam a eliminação das emissões de gases contaminantes e ruídos  na mobilidade urbana e colocar nosso país na vanguarda da sustentabilidade, inclusão, segurança e tecnologia.

Para isso, investe desde 2014 na sua fábrica de chassis de ônibus elétricos, localizada em Campinas, estado de São Paulo. Ali, além da linha de montagem, possui um centro de desenvolvimento e pesquisa onde desenvolve e customiza seus produtos para o mercado brasileiro.

Fruto desse compromisso, a BYD já é a opção de importantes atores no mercado, quando se fala em eletrificação de frotas. No transporte público possui veículos operando em São Paulo, Brasília, São José dos Campos, Campinas, Belém, Fortaleza, Vitória, Bauru, Santos, Maringá, Rio de Janeiro, entre operações urbanas e privadas. Em agosto, fez uma entrega de 20 ônibus ao governo baiano, que passou a ter a maior frota de veículos de energia limpa do país. 

São milhões de quilômetros rodados nas severas condições das ruas e avenidas brasileiras. Também investiu na fábrica de baterias, em Manaus, no Estado do Amazonas.

Aqui, já desenvolveu soluções completamente ambientadas ao mercado brasileiro, fruto da parceria com operadores privados e com o setor público.

Está pronta para atender a demanda que se desenha crescente e consistente. Pronta para atender os pedidos de ônibus básicos, padrons e articulados, todos customizados ou desenvolvidos para o mercado brasileiro, em parceira com as mais importantes encarroçadoras nacionais. Além da fabricação, a BYD está preparada para fornecer aos seus clientes toda a gama de serviços de pós-vendas, desde o planejamento da manutenção,  execução e treinamento de pessoal, como o fornecimento a tempo e modo de peças de reposição, além de seguir investindo pesadamente em novas soluções e tecnologias.

A BYD acredita no Brasil e nos brasileiros. Faz do Brasil a sua casa, investindo e apostando nos operadores de ônibus que desafiam, todos os dias, as dificuldades e barreiras, para seguir atendendo as cidades brasileiras e os seus moradores naquilo que lhes é fundamental: garantir acesso a oportunidades com sustentabilidade, conforto, tecnologia e segurança.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

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