NOVO GOVERNO

Nascido no Vale, Gabriel Chalita é cotado para assumir ministério no governo Lula

Advogado, filósofo, educador, escritor e ex-deputado federal, Chalita foi o responsável por aproximar Lula e Geraldo Alckmin

Por Da redação | 14/11/2022 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Divulgação

Os casais Lula e Janja e Alckmin e Lu no aniversário do vice-presidente eleito, na casa de Gabriel Chalita
Os casais Lula e Janja e Alckmin e Lu no aniversário do vice-presidente eleito, na casa de Gabriel Chalita

Natural de Cachoeira Paulista, o advogado, filósofo, educador, escritor e ex-deputado federal Gabriel Chalita vem sendo cotado para assumir um ministério no governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a partir de 2023.

De acordo com analistas políticos, Lula quer acomodar Chalita em seu governo, num ministério – Educação ou Cultura – ou em algum cargo de alto escalão.

Atualmente sem partido, Chalita já foi do PDT, PMDB, PSB e PMDB. Ele é membro da Academia Paulista de Letras e já publicou quase 100 livros.

Ex-secretário de Educação do governo de São Paulo na gestão de Geraldo Alckmin (PSB), o educador também foi candidato a vice-prefeito da capital na chapa de Fernando Haddad (PT), em 2016. A chapa foi derrotada por João Doria (PSDB).

Próximo de Alckmin e do PT, Chalita foi o responsável por articular a chapa entre o ex-tucano e Lula que venceu a eleição presidencial de 2022.

Foi justamente no apartamento de Chalita em Higienópolis, bairro nobre da área central de São Paulo, em que Lula e Alckmin tiveram o primeiro encontro para tratar da possível aliança, em 2021.

E foi lá também que, na noite do último domingo (6), Chalita reuniu amigos para celebrar os 70 anos de Alckmin, que faz aniversário nesta segunda-feira (7). Lula chegou aos 77 em 27 de outubro.

O apartamento fica a poucos metros do edifício onde morava Jô Soares e do prédio onde vive o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

A lista de convidados teve a aprovação de dona Lu Alckmin, esposa do vice-presidente eleito. Estiveram presentes alguns políticos – entre eles, vários ministeriáveis –, amigos fiéis de longa data e personalidades da mídia. Lula participou ao lado da mulher, a socióloga Rosângela Silva, a Janja.

DISCURSO

Segundo um dos presentes, Chalita foi o único a discursar. Ele agradeceu a coragem de Lula e Alckmin de se unirem “porque o país pode mais do que está vivendo”, e disse que “o Brasil agora está respirando”.

“Clima de confraternização. O Alckmin [foi] muito bem recebido, e Lu [mulher de Alckmin] é prata da casa. Falamos para ela que ela ganhou a militância do PT”, disse Marco Aurélio Carvalho, coordenador do grupo Prerrogativas e que esteve no jantar.

O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (PSDB-RJ), e o presidente do Conselho de Administração do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, também participaram.

Também estiveram presentes políticos cotados a participar do governo Lula, como os petistas Fernando Haddad, Alexandre Padilha e Edinho Silva; os economistas Gabriel Galipolo e Persio Arida; a cardiologista Ludhmila Hajjar; e os advogados Cristiano Zanin e Pierpaolo Bottini.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.