
O cantor Péricles esteve na noite desta quinta-feira, 3, em Franca para um encontro com o escritor e poeta Carlos de Assumpção, 95 anos.
O encontro de ambos aconteceu após uma iniciativa do próprio Péricles, que através da sua produtora fez a intermediação para que se encontrassem.
O cantor desembarcou no aeroporto de Ribeirão Preto, e juntamente com sua equipe se deslocou diretamente para a Casa da Cultura de Franca para o compromisso.
O artista trouxe uma equipe de filmagens, que gravou o bate-papo dele com o poeta. Eles estão com um projeto em andamento que será lançado em breve relacionado a obra de Carlos Assumpção.
“As pessoas que estão aqui vão concordar comigo, do senhor não ser médico, mas com sua poesia você cura as pessoas. Você me curou com sua poesia”, disse Péricles para Carlos.
A fala do cantor se refere ao sonho que Carlos de Assumpção tinha de ser médico, mas era muito difícil um homem negro ser médico, então, Carlos seguiu a carreira de professor e poeta. Ele também se formou em Direito.
Durante a conversa, os dois trocaram histórias de vida. Carlos contou para Péricles sobre a sua trajetória, onde nasceu, como foi a sua passagem por São Paulo e como surgiu o seu interesse por poesia. Também abordou o ‘Sarau Protesto’, projeto que une voluntários, através do poeta, para promover visitas em escolas, levando o conteúdo das poesias e discutindo sobre assuntos sociais, raciais e econômicos.
História
Carlos de Assumpção nasceu na paulista Tietê, município a 340 km de Franca. Em solo francano, construiu 52 anos de combate ao racismo através de sua influência na educação. Formou-se em letras na atual Unesp e em direito na FDF (Faculdade de Direito de Franca).
O poeta, que produziu o famoso poema Protesto, faz parte da Academia Francana de Letras. É coordenador do grupo “Canto e Verso”, que realiza roda poemas em escolas. Também é reconhecido por diversos trabalhos e poemas que produziu.
Comentários
1 Comentários
-
Darsio 04/11/2022Muito bonito de se ver! Parabéns a esses homens que, pela cultura, sabedoria e arte, romperam com os preconceitos e, verdadeiramente nos dão uma mostra de patriotismo.