
Com arte made in RMVale, a banda Pato Fu, que toca em São José dos Campos fez duas músicas de protestos contra o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), que na semana passada perdeu as eleições no segundo turno para Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O ‘Curral Mal-Assombrado’ e ‘A Besta’ tratam indiretamente do presidente.
As duas canções que ganharam vídeo fazem parte do recente lançamento do grupo mineiro, abrindo o projeto que celebra seus 30 anos de estrada. A identidade visual desta celebração foi criada por Bruno Honda, que logo no início do processo apontou que as capas dos singles não deveriam ficar limitadas ao formato estático. “Para a presença digital do grupo, seria maneiro levar versões animadas das artes para o ecossistema digital patofuniano – nada engaja mais que um vídeo lindo e combativo”, disse o pindamonhangabense.
Bruno reuniu os estúdios Split e Semeador, que juntos criaram animações para as faixas “A Besta” e “Curral Mal-Assombrado", especialmente para o momento que estamos vivendo.
"Quando as sombras da covardia encobrem mentiras e o desânimo se aproxima de nós, a arte deve ter a bravura de iluminar a verdade, nem que seja animando uns memes... nesse caso, pelo menos", conta Vini Wolf, diretor de animação do estúdio Semeador.
As animações estão disponíveis nos canais do Pato Fu no Facebook, YouTube, TikTok, Instagram e Twitter.
“O Curral Mal-Assombrado é o Brasil bovino, perigosamente infectado pelo vale-tudo “patriota”, negacionista e religioso.” alerta John Ulhoa, guitarrista do Pato Fu que assina a autoria e assume os vocais nesta faixa. Ricardo Koctus, baixista da banda, autor e vocalista na faixa A Besta, anuncia: “É uma crítica explícita ao que temos vivido nos últimos quatro anos. É um alerta, é o nosso “não” para o presidente que hoje governa o país!”.