
Uma médica veterinária do Tocantins será investigada pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária após aparecer marcando o rosto de um bezerro com o número 22.
Na filmagem, a médica marca com ferro quente o bezerro, enquanto o animal é segurado por um homem. A imagem foi compartilhada ainda com uma música de fundo que diz ‘vota, vota e confirma. 22 é Bolsonaro’.
Após o vídeo viralizar, Fernanda Paula Kajozi confirmou que é apoiadora de Jair Bolsonaro, mas negou que o ato tenha relação a sua preferência partidária. Segundo ela, o número é para marcação de rebanho.
A lei brasileira permite a marcação em gado, porém, a marcação feita no bezerro do vídeo não é padrão no agronegócio do país.
Segundo especialistas, o Ministério da Agricultura orienta para que fêmeas vacinadas contra a brucelose sejam marcadas com a sigla 'V' ou apenas o último algarismo do número de ano de vacinação, no caso, 2.
Além disso, a marca foi aplicada enquanto o bovino tinha a cabeça pisada contra o chão, o que pode configurar maus-tratos.