Confusão

Vídeos mostram ação da PM, com bombas de gás, em festa de Dia das Crianças em São José

Por Da Redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Arquivo pessoal
Ação da PM no Campo dos Alemães
Ação da PM no Campo dos Alemães

Vídeos obtidos por OVALE mostram o uso de bombas de gás lacrimogêneo em uma ação realizada pela PM (Polícia Militar) no Campo dos Alemães, zona sul de São José dos Campos, durante uma festa de Dia das Crianças na tarde desta quarta-feira (12).

De acordo com os moradores, a ação policial foi truculenta e deixou feridos, inclusive uma criança.

Leia mais - Ação da PM em festa no Campo dos Alemães termina em tumulto e com criança ferida

"Os caras descontrolando a quebrada ali ó. Opressão aqui no Campo dos Alemães", comentou um rapaz em uma das gravações.

Com a presença de um artista que se apresentaria no evento para o Dia das Crianças, a PM fechou a avenida e iniciou o uso de bombas de gás lacrimogênio. Na ocasião, diversas crianças estavam expostas ao químico.

"Mó pá de criança e os caras descontrolando a quebrada. Molecada, mó pá de criança!", disse o morador em meio ao som de disparos de gás.

Em um dos registros, um jovem aparece e comenta sua insatisfação com as ações dos militares.

O que diz a Prefeitura de São José?

De acordo com a Prefeitura de São José dos Campos comentou que a intervenção dos órgãos de fiscalização se fez necessária porque o evento realizado no Campo dos Alemães não tinha nenhuma autorização dos órgãos competentes.

"Os organizadores montaram um palco na rua para realização de show à revelia de todos os requisitos básicos previstos para isso", disse a prefeitura, em nota.

Além disso, a municipalidade lamentou pelos atos dos organizadores do evento, "que foram irresponsáveis e terão que arcar com as consequências de seus atos".

O que diz a Polícia Militar?

Em relação à ação realizada no Campo dos Alemães, a PM esclarece que "atuou na desobstrução da via ao término de um evento não autorizado pela prefeitura".

Em nota, as autoridades ainda reforçam que foram hostilizadas por algumas pessoas, que arremessaram objetos em direção aos agentes.

Dessa forma, fez-se necessário a "utilização de meios necessários para dispersar as mais de 500 pessoas presentes no local e salvaguardar vidas".

No fim, a nota da PM ainda alega que toda ação da corporação é pautada e apurada sob a "ótica da legalidade".

Comentários

Comentários