Futuro em Obras

Coração do ‘Vale do Silício’ brasileiro, o Parque Tecnológico São José é celeiro de startups

Por Xandu Alves |
| Tempo de leitura: 2 min
Nexus. Área onde ficam instaladas as startups no Parque Tecnológico de São José dos Campos
Nexus. Área onde ficam instaladas as startups no Parque Tecnológico de São José dos Campos

Se a RMVale pode ser considerada o ‘Vale do Silício’ brasileiro, o coração pulsa em São José dos Campos e especialmente no Parque Tecnológico.

É lá que as empresas da economia criativa encontram o melhor ambiente para se desenvolverem.

Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre ligado nas notícias mais importantes da RMVale, do Brasil e do mundo - Clique aqui e esteja sempre bem informado!

Carinhosamente chamado de Pqtec, o seu ecossistema conta com mais de 300 empresas vinculadas. A área é de 188 mil metros quadrados oferecidos à inovação e ao empreendedorismo. Circulam por lá 7.000 pessoas diariamente.

Há empresas em diversas fases de maturação, desde as consagradas Embraer, Boeing e Aernnova Aerospace do Brasil até startups no início do desenvolvimento de seus projetos. No Pqtec, tudo vale a pena quando o chip não é pequeno.

“Acho que esse coração já está pulsando há algum tempo. Sem dúvida, a gente pode dizer, com muito orgulho, que São José dos Campos é o coração, sim, do Vale do Silício”, disse Marcelo Nunes, diretor de Desenvolvimento de Negócios do Parque Tecnológico.

Segundo ele, o Pqtec ganhou “grande amplitude” com o passar do tempo e vai se tornando cada vez mais global. “O Parque Tecnológico deixou de ser só de São José e atrai empresas de outros lugares do mundo. Nossa região é grande celeiro de pessoas, cérebros, tecnologias e muita inovação”.

STARTUPS

Dentro do Pqtec, o Nexus é o hub de inovação e um ambiente para conexão de startups, pequenas, médias e grandes empresas, investidores e instituições de ensino.

A estrutura oferece programas de aceleração e incubação para acompanhar startups desde a fase da ideia até a escala, além de programas que estimulam inovação aberta e conexão entre o ecossistema.

Nesta sexta-feira (9), o Nexus concluiu a fase de inscrição do ‘Batch#20’, processo seletivo para novas startups. Serão selecionadas startups de base tecnológica que tenham soluções relacionadas aos temas aeroespacial, automotiva, agrotecnologia, eletrônica, energia, fintech, tecnologia da informação, internet das coisas, indústria 4.0, meio ambiente, smart cities e saúde.

“As pessoas não precisam ter a startup formalizada, podendo trazer suas ideias para a nossa avaliação. Nós ajudamos no desenvolvimento de negócios”, disse Alessandro Valério, head de Inovação e Empreendedorismo do Pqtec.

Comentários

Comentários